Pais e professores pedem policiamento

por Assessoria Comunicação publicado 19/10/2012 16h20, última modificação 03/09/2021 10h36
Em atendimento à reivindicação de pais e professores do Colégio Estadual Santa Cândida, foi encaminhado, nesta semana, pedido da Câmara Municipal de Curitiba ao Batalhão de Patrulha Escolar Comunitária da Polícia Militar do Paraná. O documento, de autoria do vereador Jorge Yamawaki (PSDB), solicita reforço do serviço nos horários de entrada e saída dos alunos da tarde e noite daquela unidade, situada na Rua Theodoro Makiolka.
De acordo com os pais e professores dos estudantes, o reforço do serviço de patrulha escolar nas imediações do estabelecimento de ensino é de fundamental importância para poder manter a ordem, devido às inúmeras ocorrências de brigas entre grupos diversos. Segundo informações, o problema vem se agravando ao longo do tempo. “Este requerimento procura atender a reivindicação da comunidade local, especialmente de pais de alunos que demonstram grande preocupação com a segurança de todos”, afirma Yamawaki.
Mais segurança
A implantação de uma lombada na Rua Dr. Álvaro Teixeira Pinto, também no bairro Santa Cândida, foi solicitada por meio de requerimento encaminhado da Câmara para a unidade de operação e controle de tráfego da Secretaria Municipal de Trânsito (Setran).
A reivindicação, feita pelo terceiro-secretário da Casa, vereador Jairo Marcelino (PSD), atende moradores da via, preocupados com a velocidade dos veículos que nela trafegam, principalmente quanto ao risco de atropelamentos. A preocupação é maior quanto ao deslocamento de alunos do Colégio Estadual Santa Cândida e de uma escola de música e dança existentes nas proximidades da rua. Pais e professores também visam a segurança viária em função dos horários de entrada e saída dos turnos escolares.
CMEI
Para a Rua Chanceler Oswaldo Aranha, no Hauer, onde está localizado o Centro Municipal de Educação Infantil Tapajós, foi pedida a colocação de uma travessia elevada. Considerando que o fluxo de pedestres da unidade, que atende crianças de zero a 5 anos de idade, é maior que o de veículos e que estes trafegam em velocidade superior ao permitido na via, “a implantação do mecanismo redutor é urgente”, argumentam moradores, conforme o documento encaminhado pelo parlamentar.
A repintura do yellow box da confluência das ruas Francisco Derosso, Antonio Rebelato e José Rebelato ao lado da estação-tubo Xaxim, no bairro de mesmo nome, é mais uma solicitação feita por meio de requerimento, atendendo moradores da região e usuários destas vias. Os que reivindicam a benfeitoria na sinalização de trânsito dizem que “encontram muita dificuldade para atravessar as vias, pelo fato dos veículos ficarem parados sobre o yellow box na esperança de uma deixa para poder atravessar, impedindo que os outros carros trafeguem e também os pedestres”.