Painel informativo sobre medicamentos disponíveis pode se tornar lei

por Assessoria Comunicação publicado 25/09/2013 11h50, última modificação 20/09/2021 08h20

Está em tramitação, na Câmara de Curitiba, projeto de lei que obriga todas as unidades de saúde da rede pública municipal, a afixar painel informativo com listagem completa dos medicamentos fornecidos pela prefeitura municipal e disponíveis para retirada imediata (005.00396.2013). A proposição, de autoria do vereador Dirceu Moreira (PSL), determina que a veracidade das informações publicadas no painel serão de responsabilidade do chefe da unidade em que estiver instalado.
    
De acordo com a justificativa, a norma pretende garantir informação ao usuário antes mesmo que este ingresse em qualquer fila ou faça algum requerimento. “Muitas pessoas que buscam acesso aos medicamentos fornecidos gratuitamente pela prefeitura são pessoas idosas e enfermas que, em diversas ocasiões, enfrentam longas filas para, ao final, descobrir que o medicamento requerido não está disponível”, relata Moreira.
    
Para o parlamentar, o projeto quer evitar o incômodo e proporcionar mais respeito e qualidade de vida à população de Curitiba. “O que está sendo proposto pode ser feito de modo fácil e sem muitas exigências para a administração pública, além de facilitar a vida de muitos cidadãos”, finaliza.