Padre Natálio Fornasier será cidadão honorário de Curitiba
Os vereadores aprovaram, nesta terça-feira (18), a concessão do título de cidadão honorário para o padre Natálio Fornasier. O projeto de lei 006.00016.2014, apresentado pela vereadora Julieta Reis (DEM), foi acatado por unanimidade e volta à pauta na quarta para votação em segundo turno.
“O padre Natálio é uma referência na comunidade do bairro Vista Alegre”, explicou Julieta. Na tribuna, ela leu uma breve biografia do homenageado, nascido na Itália, em 1937. “Ele chegou no Brasil em 1964. De 1968 até 1979, foi o primeiro pároco da Igreja Bom Pastor de Curitiba”, disse a parlamentar.
De 1979 a 1997, Fornasier esteve de volta ao país natal, onde cumpriu funções dentro da congregação dos Missionários Xaverianos. Ao retornar ao Brasil, instala-se no município paranaense de Porto Barreiro. Há dez anos, volta a residir em Curitiba, novamente na Paróquia Bom Pastor.
“Ali, o padre Natálio criou um instituto para atender pessoas carentes, com odontologia, psicólogos, advocacia”, relata a vereadora. Em 2013, com 76 anos de idade, Fornasier alcançou o “jubileu sacerdotal”, título dado pela congregação às pessoas que completam 50 anos dedicados ao sacerdócio.
Reprodução do texto autorizada mediante citação da Câmara Municipal de Curitiba