Padre Leocádio será Cidadão Honorário
Pároco na Barreirinha, eucarístico da Pastoral Carcerária e atuante em movimentos de direitos humanos, como na Pastoral Operária, o Padre Leocádio José Zytkowki será, em breve, mais um Cidadão Honorário de Curitiba. A Câmara Municipal legitimou esta homenagem com a aprovação, esta semana, por unanimidade, de projeto de lei do vereador Antonio Bueno (PPS).
Responsável pela realização de cursos profissionalizantes que têm garantido qualificação e até alfabetização de adultos aos seus paroquianos, Padre Leocádio granjeou não só simpatia, mas respeito e admiração por este trabalho, reconhecido em toda a cidade. Na região onde atua, são 45 mil habitantes, mas o eclesiástico também trabalha junto da paróquia de Almirante Tamandaré.
Nascido em Araucária (Região Metropolitana de Curitiba), o Padre Leocádio é formado em teologia e filosofia, foi ordenado presbítero em 96 e, desde então, trabalha na evangelização e promoção social. Já passou pelas paróquias de Araucária e bairro Abranches, em Curitiba, atuou nas Missões Populares, em movimentos sociais, dos quais destaca-se o mais recente, com dependentes químicos e desempregados.
Todos os vereadores que votaram com Antonio Bueno pela aprovação da cidadania ao Padre Leocádio enalteceram sua contribuição à comunidade curitibana. O líder do prefeito, Mario Celso Cunha (PSB), disse que o trabalho do Padre Leocádio se diferencia dos demais pela atuação social que realiza em sua região, sem distinção de credos, pela sua firmeza e prática da fé religiosa.
Reprodução do texto autorizada mediante citação da Câmara Municipal de Curitiba