Padre chinês será cidadão curitibano

por Assessoria Comunicação publicado 16/08/2007 18h05, última modificação 17/06/2021 08h11
Hoje, quinta-feira (16), a Câmara de Curitiba irá homenagear, com a entrega do título de cidadão honorário da cidade, o padre Lourenço Chen Hoei Lin, da paróquia de Santa Bertila, no Bairro Alto. A solenidade acontece às 20h, no Palácio Rio Branco, por iniciativa do vereador Jair Cézar (PTB). Em 2005, o padre Lourenço Chen Hoei Lin comemorou 50 anos de celebrações saderdotais.
“Pela dedicação à vida religiosa e pelo amor à sua fiel missão, prestaremos esta homenagem a este homem de enorme fé e amor à vida religiosa, que veio da China para o Brasil germinar sementes da paz, conquistando fiéis e muitos amigos por anda passa”, justifica o parlamentar.
Biografia
Lourenço Chen Hoei Lin nasceu na China, em 1928. Com dois tios padres, aos 13 anos também sentiu o chamado para a vida religiosa.
Freqüentou o Seminário Maior em Gênova, na Itália, onde recebeu a ordenação diaconal. A ordenação sacerdotal ocorreu em 1955. Vindo para o Brasil, assumiu a Paróquia de Ibiuna, em São Paulo, onde permaneceu por mais de 14 anos, e assumiu trabalhos da pastoral na Paróquia de Católicos Chineses durante mais de dois anos.
Em 1976, foi enviado para Curitiba, onde assumiu a Paróquia de Santa Bertila, no Bairro Alto, e desenvolve trabalho de pastoral, sendo o responsável pelos católicos chineses na cidade.