Ouvidoria: eleição de entidades da sociedade civil é nesta sexta

por Assessoria Comunicação publicado 16/11/2016 08h15, última modificação 13/10/2021 07h22

A primeira das três etapas da eleição da Ouvidoria será concluída nesta sexta-feira (18), às 9h, quando as entidades da sociedade civil inscritas se reunirão no auditório do Anexo II e disputarão as três vagas na comissão eleitoral. As eleitas se juntarão aos três representantes da Câmara Municipal e aos três da Prefeitura de Curitiba e assim participarem da definição dos candidatos a ouvidor que serão sabatinados em plenário, no dia 8 de dezembro.

A Câmara recebeu 45 inscrições de entidades da sociedade civil interessadas em participar da escolha do ouvidor de Curitiba para 2017 e 2018. Dessas, 34 foram homologadas, 7 estão com documentos pendentes e podem se regularizar até sexta e 4 foram indeferidas (leia mais). Veja quais são aqui.

Leia também: Câmara abre inscrições para ouvidor de Curitiba no dia 21

Na reunião, deve comparecer apenas o representante legal ou aquele que se inscreveu pela entidade. A votação é aberta, e cada candidato precisa escolher três nomes da lista, podendo votar em si mesmo. Se houver empate, há uma votação específica para aquela vaga.

As três entidades se juntarão aos representantes da Câmara Julieta Reis (DEM), Serginho do Posto (PSDB) e Pier Petruzziello (PTB) e aos indicados pela prefeitura Ricardo Mac Donald Ghis, secretário do Governo Municipal; Itamar Abib Neves, chefe de gabinete do prefeito; e Joel Macedo, procurador-geral do Município.

Segunda e terceira etapas
O grupo voltará a se reunir no dia 1º de dezembro, desta vez para definir a lista tríplice. Os candidatos a ouvidor poderão expor seu currículo por dez minutos e cada integrante da comissão eleitoral – entidade, vereador ou indicado pela prefeitura – votará em três deles.

Em 8 de dezembro, os três nomes mais votados pela comissão eleitoral serão sabatinados em plenário. Em seguida, haverá uma votação aberta, com quorum mínimo de 20 votos. O ouvidor de Curitiba tomará posse em janeiro de 2017, para um mandato de dois anos.

Hotsite
Para saber mais sobre a Ouvidoria de Curitiba e sobre o processo de escolha do próximo ouvidor, acesse o hotsite clicando aqui. Nele, você encontra notícias, a legislação relativa ao órgão, o cronograma da eleição, editais, documentos, áudios e vídeos disponibilizados ao longo do processo.