Outubro Rosa: um alerta para a prevenção

por Assessoria Comunicação publicado 01/10/2012 18h00, última modificação 03/09/2021 09h38
A Câmara Municipal de Curitiba apoia o Movimento Outubro Rosa, conhecido internacionalmente por promover ações de combate ao câncer de mama. Nesta segunda-feira (1º), a Casa foi representada no lançamento da campanha no Paraná, juntamente com outros órgãos governamentais e 50 entidades da sociedade civil. Durante a sessão plenária, foi chamada a atenção para o movimento e a importância da prevenção, por meio da realização de exames de mamografia, o mais indicado para detectar a doença precocemente.
Segundo a Secretaria Municipal da Saúde, o agendamento grátis e sem fila de espera da mamografia – o exame radiológico capaz de identificar a presença de nódulos nas mamas – está entre os serviços prestados pelas 109 unidades básicas de saúde. O exame precisa ser feito por todas as mulheres a partir de 50 anos a título de rastreamento, para a possível identificação de tumores em fase inicial, e pelas mais jovens que tiverem indicação clínica.
Brasil
Conforme informações do Ministério da Saúde, o câncer de mama é o segundo tipo mais frequente no mundo, e o mais comum entre as mulheres, respondendo por 22% dos casos novos a cada ano. Porém, se diagnosticado e tratado oportunamente, o prognóstico é relativamente bom. No Brasil, as taxas de mortalidade por câncer de mama continuam elevadas, muito provavelmente porque a doença ainda é diagnosticada em estágios avançados. Em 2010, ocorreram 12.812 mortes por causa da doença. Somente neste ano, o ministério já custeou mais de 100 mil procedimentos para quimioterapia do câncer de mama.
Histórico
O Outubro Rosa é comemorado em todo o mundo. O nome remete à cor do laço rosa que simboliza a luta contra o câncer de mama e estimula a participação da população, empresas e entidades. O movimento começou nos Estados Unidos, onde vários estados promoviam ações isoladas referentes ao câncer de mama e mamografia no mês de outubro. A mobilização mundial foi trazida para o Brasil por organizações não governamentais e visa conscientizar a população sobre a importância da detecção precoce da doença para redução da mortalidade.
Amigas da Mama
Nesta terça-feira (2), a Câmara recebe, em plenário, a presidente da Associação das Amigas da Mama de Curitiba, Maria Inês Malanga. A entidade realiza trabalhos preventivos e de acolhimento de mulheres há 13 anos. Também estará presente a vice-presidente, Valéria Lopes, e outras integrantes da diretoria.