Osias Moraes presidirá Câmara de Curitiba no início de junho

por José Lázaro Jr. — publicado 24/05/2024 08h00, última modificação 24/05/2024 07h56
Osias Moraes presidirá a CMC de 30 de maio a 8 de junho. Fachinello, Zeglin e Mauro Ignácio acompanharão Eduardo Pimentel em missão oficial.
Osias Moraes presidirá Câmara de Curitiba no início de junho

Com a ausência dos membros da presidência, Osias Moraes comandará a CMC. (Foto: Arquivo/CMC)

De 30 de maio a 8 de junho, a Câmara Municipal de Curitiba (CMC) será presidida interinamente pelo vereador Osias Moraes (PRTB). Primeiro-secretário da Mesa Diretora, ele assume o posto em razão dos membros da presidência estarem ausentes do país, acompanhando o vice-prefeito de Curitiba, Eduardo Pimentel, em viagem oficial à Espanha e Itália.

Já que Marcelo Fachinello (Pode), presidente da CMC, Tito Zeglin (MDB), primeiro-vice, e Mauro Ignácio (PSD), segundo-vice, foram convidados para integrar a comitiva do Executivo, Osias Moraes é o próximo na linha de sucessão do Legislativo. A viagem com Eduardo Pimentel passará por Barcelona (Espanha), Milão (Itália) e Turim (Itália), tendo no roteiro visitas técnicas a projetos de sustentabilidade urbana.

“Será uma grande honra contar com a presença dos ilustres representantes na Câmara Municipal nessa missão, que considero crucial para que as nossas autoridades possam abrir caminhos para novas parcerias e conhecer esses modelos valiosos de sustentabilidade urbana, inclusão social e gestão eficiente de recursos”, justifica o prefeito Rafael Greca, no ofício enviado à CMC, no qual faz o convite aos parlamentares.

A comitiva visitará seis projetos de sustentabilidade urbana. Em Barcelona, conhecerá o Superblocks (redução de gases do efeito estufa e mobilidade) e projetos de habitação popular na modalidade aluguel. Em Milão, acompanharão o maior projeto de intervenção urbana na Europa, que é a reurbanização da Porta Nuova, com 290 mil m², e iniciativas de segurança alimentar. No final, em Turim, visitarão as iniciativas que deram à cidade o título de Cidade Criativa do Design.