Orientação da Sema agrada vereador

por Assessoria Comunicação publicado 08/03/2007 16h45, última modificação 15/06/2021 09h27
A proposta da Secretaria Estadual do Meio Ambiente de substituir sacolas comuns por alternativas que não agridam o meio ambiente agradou ao vereador Luizão Stellfeld (PCdoB). A iniciativa do órgão público coincide com dois projetos apresentados pelo parlamentar, que tratam de sacolas plásticas usadas pelo governo e estabelecimentos comerciais. “A idéia é que as sacolas comuns sejam substituídas por similares oxi-biodegradáveis, que são absorvidas pelo ambiente no prazo de 18 meses, enquanto as de plástico levam cerca de 400 anos para sua degradação.
O parlamentar lembra que a secretaria pede que a Associação Paranaense de Supermercados (Apras) apresente as alternativas. Entre as sugestões estão o incentivo à utilização de produtos que não sejam descartáveis: de tecido, por exemplo. Também a utilização de sacolas oxi-biodegradáveis.
Custos
Segundo Luizão, “a utilização das sacolas oxi-biodegradáveis é plenamente viável. Os custos são até 10% a mais que as sacolas comuns, o que é muito pouco se for analisado o ‘custo ambiental’ das sacolas comuns. Cuidar do solo e dos rios, mais que preocupação com o futuro, é necessidade presente para o bem-estar e segurança da população que tanto sofre com a poluição e com as enchentes nas grandes cidades”, completou.