Servidores têm capacitações sobre orçamento e desafios do mandato
Ministrado por Saulo Silva Lima Filho, o curso Orçamento Público ainda está em andamento. (Foto: Rodrigo Fonseca/CMC)
Durante o mês de setembro, a Escola do Legislativo da Câmara Municipal de Curitiba (CMC) realizou duas ações internas voltadas à capacitação dos servidores. No dia 15, o cientista político e especialista em Gestão Pública Luiz Henrique Kirchner conduziu a palestra "Desafios do mandato legislativo municipal para o biênio 2023/2024". Apesar do público-alvo terem sido os funcionários efetivos e comissionados do Legislativo, a atividade também foi aberta e gratuita para a população em geral;
“Foram pautadas diversas questões relevantes para o contexto legislativo, tais como o cenário político nacional e os reflexos nos municípios; a opinião pública e a necessidade de potencialização da interlocução com a sociedade; e a necessidade de profissionalização da atuação do Poder Legislativo”, explicou a diretora da Escola do Legislativo, Danielli Wandembruck.
Um dos pontos abordados pelo palestrante foi que os cidadãos esperam mudanças. Segundo ele, em 2016, houve uma renovação de 54% na CMC. E, em 2020, último pleito municipal, o percentual subiu para 68%. Muitas vezes, pontuou Kirchner, a população “não tem percepção de resultado no serviço público”, e essa é uma das dificuldades, o “descrédito nos políticos”. “A política está mudando e a gente tem que estar preparado para acompanhar isso”, concluiu.
Já no dia 21, teve início o Curso de Orçamento Público aplicado ao Município de Curitiba. “Essa temática recebeu a primeira posição no levantamento de necessidades realizado com os servidores da Casa no início do ano. O curso foi planejado para esse período para sincronizar com o protocolo do projeto de Lei Orçamentária Anual para 2024 que, inclusive, ocorreu na última sexta-feira, dia 29”, relatou Wandembruck.
Com quatro módulos e também aberto à comunidade em geral, o curso está sendo ministrado pelo doutor e mestre em Contabilidade Saulo Silva Lima Filho. Já foram realizados dois encontros, nos dias 21 e 28 de setembro, e as próximas aulas ocorrerão em 5 e 19 de outubro, das 9h às 12h. Para quem perdeu os primeiros encontros, basta acessar o portal da Câmara na plataforma do YouTube e assistir às gravações.
Confira aqui mais informações sobre os eventos:
Campanha Setembro Amarelo
A Câmara também se somou ao alerta da campanha do Setembro Amarelo, voltado à conscientização à importância da saúde mental. No dia 26, os estagiários de Ensino Médio e do convênio com o Colégio Guarda Mirim do Paraná assistiram à palestra “Suicídio: precisamos falar sobre isso”, ministrada pela especialista em saúde mental e mestre em Enfermagem Juliana Czarnobay. “Suicídio cai no mundo, mas aumenta até 24% entre os adolescentes no Brasil”, alertou a convidada, referindo-se ao período entre 2006 e 2015.
Alguns dos fatores citados por Czarnobay para a alta neste número foram o celular e as redes sociais, além do isolamento social impactado não só pela pandemia da covid-19, “mas porque pessoas deixaram de se relacionar pessoalmente, e se relacionam por tela. Isso tem um impacto na saúde das pessoas também”. “As redes sociais têm um impacto importante na realidade da vida dos adolescentes, porque na adolescência é uma fase de transformação, de consolidação de várias coisas na nossa vida. E se a gente não tem maturidade e preparo para entender que aquilo ali que está numa tela não tem a ver com meu dia a dia real, isso pode, sim, nos prejudicar”, advertiu a palestrante. A ação fez parte do Programa Jovem CMC: conquistando meu caminho, uma parceria da Divisão de Saúde Ocupacional (DSO) com a Escola do Legislativo.
Outro evento sobre saúde mental, realizado no dia 27, por iniciativa da DSO, foi a palestra “Sentimentos de Setembro”, conduzida pelo médico do trabalho e PhD em Saúde Pública Juliano de Trotta. “Estamos aqui para trazer informações sobre o Setembro Amarelo, que é um mês no qual a gente procura prevenir o comportamento suicida”, disse.
"Falar de suicídio", continuou o médico, “também é falar sobre prevenção, sobre vida, cuidados com o sofrimento humano, compaixão, autoconhecimento, sobre como os sentimentos nos aproximam dos outros seres humanos”. A palestra trouxe conhecimentos para ajudar a “entender os sinais do comportamento suicida, como ter medidas de prevenção e como a gente pode individualmente assumir o controle das nossas emoções para que nós possamos ter ações e reações mais assertivas dentro do ambiente em que a gente vive”. No mesmo dia, o palestrante recebeu uma homenagem do presidente Marcelo Fachinello (Pode).
Programa Jovem CMC
Além da palestra de prevenção ao suicídio, os estagiários de Ensino Médio e do Colégio Guarda Mirim do Paraná ouviram o vereador Professor Euler (MDB), no dia 1º de setembro (tarde), como parte do programa Jovem CMC. Com a aproximação do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), nos dias 5 e 12 de novembro, e a experiência do parlamentar como professor de cursinhos preparatórios para o vestibular e para o Enem, a palestra foi voltada a esse tema.
“Eu vou trazer algumas informações aqui para vocês para, de alguma forma, contribuir [no estudo]”, disse o vereador. A ideia, continuou, é que a conversa fosse “um papo não político, mas um papo relacionado à educação" com base em seu trabalho em cursinhos, contribuindo para o desempenho dos jovens nos vestibulares e no Enem.
Campanhas solidárias
Terminou, no dia 15 de setembro, a Campanha do Agasalho 2023, promovida pela Fundação de Ação Social (FAS) e pela Prefeitura de Curitiba. A Câmara de Curitiba aderiu à campanha com dois pontos de coleta para arrecadar roupas, calçados, cobertores e toalhas de banho em bom estado, doadas a pessoas em situação de vulnerabilidade social, em especial àquelas em situação de rua.
Com o slogan “Doou, esquentou”, até o dia 12 de setembro haviam sido arrecadadas 127 mil peças em boas condições de uso, número já superior ao de 2022, quando foram doadas 110 mil peças, segundo a Prefeitura.
Também em setembro, os estagiários da CMC participaram de uma competição para colaborar com a Campanha Tampinha Paraná, promovida pela Associação dos Servidores da Câmara Municipal de Curitiba (ASCMC). O presidente Fachinello participou da entrega da premiação.
Foram arrecadados aproximadamente 80 quilos de tampinhas pelos participantes. O primeiro colocado foi o estagiário Pedro Correia Kavulack, do gabinete da vereadora Amália Tortato (Novo), responsável pela arrecadação de 13,450 quilos. A segunda colocada foi Nathalie Ferreira Guther, do Setor de Gestão de Pessoas, e a terceira, Estefany Artigas Canfild, do gabinete de Maria Leticia (PV), que conseguiram, respectivamente, 13,4 e 10,3 quilos.
Reprodução do texto autorizada mediante citação da Câmara Municipal de Curitiba