Operações tapa-buracos custaram R$ 21,3 milhões em 2014

por Assessoria Comunicação publicado 27/03/2015 15h00, última modificação 29/09/2021 09h47

Em resposta a requerimento de pedido de informações do vereador Cristiano Santos (PV), a prefeitura informou que durante o ano de 2014 foram gastos R$ 21,3 milhões em serviços de tapa-buracos no município. O documento assinado pelo parlamentar  destacava que Curitiba possui 4.631 km de vias, sendo aproximadamente 1.700 km cobertos por antipó, com mais de 30 anos de execução. Segundo ele, há reclamação de populares sobre o mau estado desses serviços, o que motivaram a formulação do requerimento (062.00068.2015).

A Superintendência de Manutenção Urbana (SGM) dispõe de 21 empresas contratadas para a execução dos serviços de manutenção e recomposição de ruas (tapa-buraco) em tratamento superficial betuminoso (TSB) e concreto betuminoso usinado a quente (CBUQ). São 21 equipes distribuídas nos nove Distritos de manutenção urbana (DMUs) da prefeitura, sendo que o serviço é diariamente acompanhado pelo fiscal responsável e pelo supervisor do distrito (função ocupada pelo gestor do contrato).

O acompanhamento é feito em termos de qualidade e quantidade. Esta conferência diária é registrada em fichas de campo arquivadas nos DMUs e constituem a medição mensal do faturamento da empresa. Na hipótese do serviço ser mal-executado (como sugere a última pergunta do requerimento), “o serviço não é aceito pelos responsáveis”, afirma o Executivo.

A prefeitura informou que as empresas contratadas para prestar o serviço são: Construtora Bérgamo LTDA, Deck Construtora de Obras LTDA, Gaissler Moreira Engenharia Civil LTDA, Graphit Construtora de Obras LTDA, HD Construções e Empreendimentos LTDA, Kokot & Irmãos LTDA, Saneamento e Terraplanagem Sul LTDA, Sotil LTDA, Trasacon Saneamento e Construções LTDA, Venturi e Zen LTDA e Viaplan Engenharia LTDA.