Operação de crédito viabiliza programa

por Assessoria Comunicação publicado 12/11/2007 18h45, última modificação 18/06/2021 07h48
Foi aprovada a operação de crédito da Prefeitura de Curitiba com a Caixa Econômica Federal, no valor de R$ 66,5 milhões, para viabilizar o Programa Pró-Moradia, cujo agente promotor é a Cohab. A autorização do Legislativo, em primeiro turno, recebeu 31 votos nominais, na sessão desta segunda-feira (12). De acordo com a mensagem, será promovida regularização e urbanização de 2.130 ocupações irregulares assentadas nas regiões das bacias dos rios Barigüi, Iguaçu, Belém e Atuba, representando benefício direto a 1.567 famílias. A operação é oportunizada com parcela de investimentos do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento), através do Ministério das Cidades. O protocolo de cooperação federativa já foi assinado pelo prefeito Beto Richa em agosto, na visita que o presidente Lula fez a Curitiba e região metropolitana.
Todos os dispositivos legais exigidos para aprovação do projeto foram apreciados pelas comissões da Casa, com pareceres favoráveis. O relator, Serginho do Posto (PSDB), ressaltou o compromisso social cumprido na parceria dos governos municipal e federal, que concede “resgate sobre o direito de cidadania em moradia a diversas famílias”. O mesmo destaque foi dado pelos vereadores Mario Celso Cunha (PSB), líder do prefeito na Casa; André Passos, Roseli Isidoro e Pedro Paulo, da bancada do PT, e Angelo Batista (PP).
Agenda
Durante encaminhamento da votação, vereadores das bancadas de situação e oposição formalizaram, em conjunto, pedido verbal para que a Cohab e Secretaria Municipal do Governo promovam uma agenda que possibilite a presença dos parlamentares nos eventos de assinatura de termos de convênios desta natureza. Os vereadores querem participar destes atos fundamentais às políticas públicas, que promovem desenvolvimento e melhoria na qualidade de vida da população.