ONG que incentiva leitura agradece Kuzma por emenda

por Assessoria Comunicação publicado 21/02/2011 18h50, última modificação 06/08/2021 07h27
O vereador Tico Kuzma (PSB), segundo vice-presidente da Câmara de Curitiba, recebeu a fundadora e coordenadora da organização não-governamental História Viva, Roseli Bassi, durante a sessão plenária desta segunda-feira (21). De acordo com o parlamentar, a ONG desenvolve projetos que incentivam crianças e idosos internados em hospitais, asilos e casas de apoio e repouso, a buscarem na leitura uma fonte de informação e esperança. “A instituição História Viva trabalha pautada na filosofia do médico norte-americano Hunter Patch Adams, especialista em levar alegria aos pacientes, reduzindo o sofrimento dessas pessoas”, enfatizou Kuzma.
Além de divulgar a instituição, o objetivo da visita, segundo Roseli Bassi, foi agradecer pessoalmente a emenda orçamentária destinada pelo vereador à ONG, no valor de R$ 15 mil. Em conversa com Kuzma, a coordenadora destacou que o projeto começou com apenas 29 voluntários e hoje conta com a parceria de dez empresas e diversos voluntários. “Para garantir a sustentabilidade da organização, o instituto disponibiliza no mercado palestras e seminários baseados em sua experiência, além de vendas de produtos”, disse, reiterando a importância da contribuição de Kuzma para a continuidade do trabalho.
Ao detalhar os projetos Viva e Deixe Viver, Contadores e Leitores de Histórias e História Viva – Ouvir e Contar para Tico Kuzma, Roseli Bassi ressaltou que a ideia é também promover uma ponte entre crianças e idoso, estimulando a educação, cultura e a saúde. “Contamos as histórias dos idosos para as crianças, que ilustram por meio de desenhos que retornam aos contadores de histórias”, explicou Roseli.