Oncologista recebe título de cidadania

por Assessoria Comunicação publicado 06/12/2006 20h00, última modificação 14/06/2021 11h11
Empenhado na pesquisa pela cura do câncer com o menor número de efeitos colaterais possíveis e comprometido com a melhoria da condição dos pacientes, o médico oncologista Luis Antonio Negrão Dias recebeu, na noite desta terça-feira (05), no plenário da Câmara de Curitiba, o título de Cidadão Honorário. A iniciativa, do presidente da Casa, vereador João Cláudio Derosso (PSDB), foi compartilhada e aplaudida por numerosos amigos, familiares e autoridades da área médica, que compareceram ao Palácio Rio Branco.
A sessão solene foi prestigiada, ainda, entre outras autoridades pela presidente da Rede Feminina de Combate ao Câncer do Hospital Erasto Gaertner, Janice Gastaldon; pelo desembargador Accácio Cambi, da Escola da Magistratura do Paraná, e pelo presidente da Câmara de Andirá, Alárico Abib
O título de cidadania de Curitiba vai se somar a diversos prêmios em congressos médicos nacionais e internacionais que Negrão Dias já recebeu por seus trabalhos científicos e linhas de pesquisa. Formado pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), com especialização em cirurgia oncológica pelo Hospital Erasto Gaertner e mestrado pela Universidade de São Paulo (USP), Dias realizou mais de cinco mil cirurgias, obtendo índice superior a 50% de cura. Em seu discurso de agradecimento, alertou para a situação de risco que é a ocorrência desta doença no País. Cerca de 472 mil casos ao ano são registrados, segundo Dias, que vê o “câncer como a maior causa de morte no mundo até 2040”.
Negrão Dias é superintendente do Hospital Erasto Gaertner desde 2003, sendo o responsável pela modernização e superação de dificuldades da instituição. Nos últimos três anos, tem investido em pessoas e direcionado pesquisa para a cura dos diversos tipos de câncer. Negrão Dias é, ainda, o único paranaense membro da Sociedade Brasileira de Cancerologia e do Conselho Consultivo do Inca (Consinca), órgão que determina as condutas no tratamento do câncer no País.
O homenageado nasceu em Andirá (PR), está em Curitiba desde 1982 e é um dos fundadores do Instituto de Oncologia do Paraná (IOP) e do Oncoville, centro de treinamento que conta com equipamentos de última geração, cuja tecnologia vem revolucionando o conceito do tratamento radioterápico no Brasil.
“As iniciativas de Dias tornaram Curitiba um pólo científico, centro de referência em oncologia”, destacou Derosso, em sua saudação. O autor da homenagem chegou a brincar com o médico afirmando que “o basquete perdeu um excelente jogador, para que a medicina ganhasse um ótimo médico, dedicado à causa científica”.
Consciência cívica
A aplicação correta e segura dos recursos da Contribuição Provisória sobre Movimentação Financeira (CPMF) para a área da saúde foi uma das principais solicitações do médico, em seu discurso, de cunho cívico. Negrão Dias ressaltou a necessidade da real aplicação da emenda constitucional 29, para que o Brasil possa evoluir, ainda mais, em pesquisa e tratamento, não só de males como o câncer.