Omar Sabbag toma posse nesta sexta-feira no Lactec

por Assessoria Comunicação publicado 13/01/2011 16h45, última modificação 05/08/2021 10h49
O vereador Omar Sabbag Filho será empossado nesta sexta-feira (14), às 10h45, pelo vice-governador e secretário da Educação do Paraná, Flávio Arns, como diretor superintendente do Lactec, o Instituto de Tecnologia para o Desenvolvimento. A solenidade será na sede do Lactec, na avenida Comendador Franco.
Eleito em 2008 para a Câmara Municipal de Curitiba, Omar Sabbag Filho tem 57 anos e já ocupou os cargos de secretário municipal de Obras Públicas da capital, superintendente da Secretaria de Planejamento e Coordenação e superintendente da Secretaria de Obras para a manutenção urbana.
Graduado e mestre em engenharia da construção civil pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), possui estudos em engenharia da construção civil e urbana na Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (USP). É professor assistente da UFPR, lotado no Departamento de Hidráulica e Saneamento do Setor de Tecnologia do curso de Engenharia Civil com ênfase em Estruturação Sanitária das Cidades. Coordenador do curso no período de 2001 a 2004, Omar Sabbag Filho foi também pró-reitor de Administração e coordenador de Planejamento Institucional. Presidiu o Fórum Permanente de Coordenadores de Cursos de Graduação, integrou o Conselho de Ensino e Pesquisa e Extensão e o Conselho Universitário da UFPR.
Na Câmara
Na Câmara Municipal, presidiu, desde maio de 2010, a Comissão Especial para Assuntos Metropolitanos, que propôs em conjunto com o presidente da Casa, vereador João Cláudio Derosso (PSDB). A ideia é estreitar o relacionamento com os parlamentares dos municípios vizinhos, para definir, de forma coletiva, novos rumos para a região metropolitana, com a participação de todos os Legislativos locais. Sabbag Filho acredita que, ao participarem das decisões do planejamento urbano regional, como transporte público, meio ambiente, segurança pública e saúde, as Câmaras Municipais saem fortalecidas.
O vereador também teve destacada atuação na Comissão de Urbanismo e Obras Públicas e apresentou importantes projetos. Um deles, que já virou lei, prevê a instalação de caixas de gordura em edificações, como restaurantes, hotéis e residências, para garantir a destinação correta de resíduos gordurosos provenientes de pias, pisos de copas e cozinhas ou das descargas de máquinas de lavar louças. O principal objetivo é minimizar os danos ao meio ambiente, impedindo que a gordura seja jogada in natura à rede de esgotos sanitários.
Em seu lugar no Legislativo assumirá o suplente, Jorge Yamawaki (PSDB).