Obras visam preservação ambiental, diz vereador

por Assessoria Comunicação publicado 26/03/2008 19h30, última modificação 21/06/2021 07h30
A preservação ambiental passou a ser assunto de conscientização manifestada pela população, por meios de comunicação, em unidades de ensino e pesquisa e por órgãos públicos, todos interessados em construir um futuro com plenas condições de habitação. Na Câmara de Curitiba, o vereador Jairo Marcelino (PDT) tem se engajado nesta questão, alertando sobre pontos críticos da cidade, onde são necessárias intervenções da administração municipal.
O Rio Belém, que corta o centro da cidade, é um deles. O parlamentar pede que a administração regional da Matriz promova limpeza e manutenção de todo o leito central e ainda recupere a ponte sobre o rio na Rua Cecília Meireles. No Rio Bacacheri, que corta grande parte da zona norte, a situação é idêntica. O vereador solicita à Regional do Boa Vista que proceda  limpeza  e roçada das margens, incluindo as barrancas situadas na Rua engenheiro Luiz Augusto Leão Fonseca esquina com Angelo Gulin e na Praça Alexandre Zraik. Jairo Marcelino observa que “esses procedimentos são urgentes, considerando que os leitos dos rios estão tomados por detritos de toda natureza, comprometendo  sua vazão, especialmente em virtude das freqüentes chuvas”.
“Preservar os recursos naturais e, ao mesmo tempo, propiciar desenvolvimento social justo deve ser  nossa meta diária  na função pública”, afirma Jairo Marcelino, ratificando que “as sociedades têm que manter a qualidade de vida em todos os aspectos.”
Por esta mesma razão, é que os fundos de vale na região do Santa Cândida também estão listados pelo parlamentar para obras de manutenção, visando prevenir alagamentos, como o ocorrido recentemente, na Rua São Jerônimo.
Segurança
A segurança pública, cujo potencial  auxílio  está na boa iluminação das ruas, é outro quesito apontado pelo vereador Jairo Marcelino às administrações regionais.  Em dois bairros, cita pontos críticos: no Boa Vista, a Avenida Nossa Senhora de Nazaré, particularmente na esquina com a Rua Estados Unidos, e, no bairro São Lourenço, na Rua Aristides Cooper, que necessita de reposição das lâmpadas.
Malha viária
O trânsito tem sido um dos graves problemas enfrentados pelos curitibanos nos últimos meses, em que o número de veículos aumentou. Procurando melhorar as condições de tráfego, o vereador indicou para serviços urgentes de recuperação do antipó as ruas Apolônio de Tiana e padre Paulo Caneles, logo após a estrada Guilherme Weigert, no Santa Cândida; ruas Madureira e Professor Wenceslau Muniz, na Cidade Industrial.