Obras viárias poderiam mudar infraestrutura na Região Norte

por Assessoria Comunicação publicado 16/05/2014 11h50, última modificação 23/09/2021 09h59

No dia 7 de maio, o vereador Jairo Marcelino (PSD) encaminhou à Prefeitura de Curitiba um pedido requisitando a instalação de um binário nas ruas Santa Clara e Doutor Nelson de Souza Pinto, no Ahú. Na justificativa, o parlamentar defende que essa e outras obras viárias solicitadas por ele poderiam melhorar a infraestrutura da Região Norte da cidade.

“Diversos motoristas e clientes utilizam as ruas Santa Clara e Doutor Nelson de Souza Pinto como estacionamento, em ambos os lados, estreitando o espaço e dificultando a passagem na avenida Anita Garibaldi, o que provoca congestionamento na via principal do bairro”, reclama Jairo Marcelino. Ele defende que um binário nessas vias, no trecho entre a avenida e a rua Vereador Washington Mansur, amenizaria os congestionamentos na área.

“Além de serem uma solução para desafogar o trânsito, os binários são uma forma de evitar acidentes, ajudando tanto na fluidez, quanto na segurança dos pedestres, aproveitando o sentido único de tráfego”, avalia Marcelino, que é o 4° secretário da Mesa Diretora do Legislativo. “O binário ajudaria na mobilidade, apesar de serem necessários mais serviços de sinalização vertical, como placas de trânsito e outras intervenções”, explica.

Mão única
Outro requerimento envaido por Jairo Marcelino à Prefeitura de Curitiba trata da rua Paulo Rodrigues Simões, no Barreirinha,  que na opinião do parlamentar poderia ter seu sentido alterado para mão única (044.04831.2014). O problema, segundo ele, é parecido com o do Ahú. “A via tem dimensões limitadas que não comportam o fluxo de veículos nos dois sentidos”, diz o vereador. “A existência de uma pré-escola neste trajeto complica a situação, especialmente nos horários de entrada e saída dos alunos”, explica.

Para o Bairro Alto, o parlamentar solicita a recolocação de lombada física na rua Rio Iriri, no trecho entre as vias Adílio Ramos e Epaminondas Santos (044.04830.2014). O pedido atende reivindicação feita por inúmeros moradores, que se sentiram prejudicados com a sua retirada depois das obras de revitalização da rua. A preocupação do vereador e moradores, diz a justificativa, está ligada à escola municipal das proximidades.