Obras, Rock e homenagens: 7 projetos confirmados em 2º turno em Curitiba
Sete projetos de lei foram votados em segundo turno nesta terça na Câmara de Curitiba. (Foto: Rodrigo Fonseca/CMC)
Sete projetos na Ordem do Dia da Câmara Municipal de Curitiba (CMC) para debate em segundo turno, nesta terça-feira (10), foram confirmados pelos vereadores da capital. As votações transcorreram sem surpresas, repetindo os resultados positivos da véspera, quando as proposições foram discutidas em plenário. O destaque é a autorização do Legislativo para um remanejamento de R$ 8,2 milhões do Orçamento de Curitiba para obras da Secretaria Municipal de Educação (013.00002.2024).
Com o aval dos vereadores à operação financeira, que utilizou recursos da própria SME e de repasses do Fundeb, serão realizadas, em 2025, a construção do Centro de Municipal Infantil Vitória Régia II, na Regional CIC, para crianças de 0 a 5 anos de idade, e a implantação de pátio de estacionamento e sua cobertura, na Escola Municipal de Educação Especial Tomaz Edison de Andrade Vieira, na Regional Pinheirinho. Concluída a análise na CMC, o projeto de lei segue para sanção do Executivo e publicação no Diário Oficial do Município.
Dia do Rock e Cidade Mais Rock and Roll do Brasil: vereadores confirmam projetos
Debatidos ontem em plenário, com a presença de empresários do setor do entretenimento e das gastronomia na Câmara de Curitiba, os vereadores da capital confirmaram o apoio do Legislativo à cultura Rock and Roll da cidade. Uma das ações é a inclusão, no Calendário Oficial de Eventos de Curitiba do Dia do Rock, comemorado mundialmente na data de 13 de julho, em alusão à realização do concerto Live Aid, em 1985, para combater a fome na Etiópia (005.00161.2023). A iniciativa deste projeto de lei foi do vereador Alexandre Leprevost (União).
O segundo gesto da CMC em apoio ao gênero musical em Curitiba foi a confirmação de uma lei municipal distinguindo a capital do Paraná como “A Cidade Mais Rock And Roll do Brasil” (005.00201.2023). Essa proposta foi sugerida pelos cidadãos Marcelus dos Santos e Sabrina Matos, por meio do Banco de Ideias Legislativas da CMC, e veio a plenário apoiada pelos vereadores Bruno Pessuti (Pode), Dalton Borba (Solidariedade), Herivelto Oliveira (Cidadania), Jornalista Márcio Barros (PSD), Nori Seto (PP), Pier Petruzziello (PP) e Rodrigo Reis (União).
“Rei do Rádio”, Luiz Carlos Martins terá homenagem da cidade de Curitiba
Nesta terça, os vereadores da capital do Paraná confirmaram que o radialista e político Luiz Carlos Martins, que faleceu no fim do mês de julho, aos 75 anos de idade, denominará um bem público na cidade. A homenagem póstuma foi proposta pelo vereador Tico Kuzma (PSD) e reconhece a ligação de Martins com a história da cidade, onde ele foi vereador e deputado estadual, além do trabalho social e de ter fundado o grupo de comunicação Banda B, com destaque para sua presença na rádio AM (009.00020.2024).
Por iniciativa de Leonidas Dias (Pode), o diretor comercial da Sanepar, Bihl Elerian Zanetti, receberá da Câmara de Vereadores o título de Cidadão Honorário de Curitiba (115.00015.2024). A homenagem foi confirmada nesta terça-feira pelo Legislativo. A distinção é a maior que pode ser concedida a uma pessoa que não seja natural de Curitiba, mas cuja trajetória pessoal está ligada à história da capital do Paraná.
Hoje também foram ratificadas a concessão de Declarações de Utilidade Pública ao Instituto de Inovação e Tecnologia Cidade Smart (014.00059.2024) e à Associação Amigas do Bem Curitiba (014.00048.2024). Regulamentada pela lei complementar municipal 117/2020 e emitida pela CMC, a Utilidade Pública serve como um atestado de bons antecedentes, facilitando a realização de convênios com o poder público.
Reprodução do texto autorizada mediante citação da Câmara Municipal de Curitiba