Obras no Afonso Pena estão em dia para a Copa
As obras que preparam o Aeroporto Afonso Pena para a demanda da Copa de 2014 estão em dia. Esta foi a informação que os vereadores da Comissão Especial da Copa da Câmara de Curitiba receberam na manhã desta sexta-feira (23) do superintendente do aeroporto, Antonio Pallu. Os parlamentares puderam verificar o término da reforma da pista de pousos e decolagens e a área de estacionamento de aeronaves, que já está 80% executada. A ampliação do terminal de logística deve ser entregue até o final do ano.
“O aeroporto está com investimentos importantes, superiores à demanda para a Copa, atendendo a um crescimento que continuará acontecendo. As obras para a Copa serão todas concluídas em tempo e percebemos que a superintendência terá capacidade de tornar eficiente o atendimento”, disse Pedro Paulo (PT).
Na avaliação de Pallu, a condição de atendimento até os jogos vai superar a demanda. “Não precisamos esgotar nossa capacidade de infraestrutura para depois pensarmos em crescimento. Temos uma margem de mais 30% para o momento Copa do Mundo. Este é o grande legado, podermos atender demandas futuras”, disse. Atualmente, o Aeroporto comporta até 7,8 milhões de passageiros/ano. Até os jogos, chegará a 10,4 milhões e ao final da ampliação, 14,6 milhões de passageiros/ano.
Fazem parte da Comissão da Copa, além de Pedro Paulo, os vereadores Jair Cézar (PSDB), Jorge Yamawaki (PSDB), Juliano Borghetti (PP, relator), Julião Sobota (PSC), Julieta Reis (DEM), Roberto Hinça (PSD), Serginho do Posto (PSDB), Zé Maria (PPS), Zezinho do Sabará (PSB) e Valdemir Soares (PRB).
Obras
Nos 2.215 metros da pista principal foi feito todo o recapeamento, com execução de “groving” e substituição da iluminação. Pallu explicou que a medida aumenta a segurança em pousos e decolagens. “O grooving auxilia no escoamento da chuva para não formar lâminas dágua”, informou.
O terminal de logística, que será entregue no final deste ano, passa de 12 mil m² para 17 mil m². “Hoje somos o quinto maior terminal de cargas do país no ramo de importação e exportação. Passaremos para o terceiro posto da rede da Infraero”, contou o superintendente.
O pátio das aeronaves também deve aumentar de 16 posições de estacionamento para 26, o que deve acontecer até 2013. Destas 26 posições, 14 serão pontes de embarque até a Copa. “Hoje temos capacidade para 24 aeronaves em uma hora pico e com mais dez posições vai para 36 aeronaves em hora pico”, afirmou.
Além do novo estacionamento, que foi ampliado de 670 vagas para 2202, será licitada em dezembro uma obra para a construção de um edifício garagem para mais três mil veículos.
ILS-3
A Infraero investiu em equipamentos de auxílio à navegação aérea. O ILS-3, que ajuda no pouso da aeronave em dias de pouca visibilidade, deverá estar em operação até a Copa. “Todos sabemos da nossa condição de clima e para isto temos que nos planejar”. Ele explicou que não depende só do aeroporto oferecer condições favoráveis para pousos em dias de neblina. As companhias aéreas devem investir principalmente em equipamentos para as aeronaves.
Além da Copa
Até o final de 2014, dos atuais trinta balcões de check-in passará para 64, das seis pontes de embarque para 14 e de quatro esteiras de bagagem para oito. Está previsto para o dia 17 de dezembro o início da licitação das obras. A conclusão da terceira pista para pousos e decolagens está prevista para 2018.
“O aeroporto está com investimentos importantes, superiores à demanda para a Copa, atendendo a um crescimento que continuará acontecendo. As obras para a Copa serão todas concluídas em tempo e percebemos que a superintendência terá capacidade de tornar eficiente o atendimento”, disse Pedro Paulo (PT).
Na avaliação de Pallu, a condição de atendimento até os jogos vai superar a demanda. “Não precisamos esgotar nossa capacidade de infraestrutura para depois pensarmos em crescimento. Temos uma margem de mais 30% para o momento Copa do Mundo. Este é o grande legado, podermos atender demandas futuras”, disse. Atualmente, o Aeroporto comporta até 7,8 milhões de passageiros/ano. Até os jogos, chegará a 10,4 milhões e ao final da ampliação, 14,6 milhões de passageiros/ano.
Fazem parte da Comissão da Copa, além de Pedro Paulo, os vereadores Jair Cézar (PSDB), Jorge Yamawaki (PSDB), Juliano Borghetti (PP, relator), Julião Sobota (PSC), Julieta Reis (DEM), Roberto Hinça (PSD), Serginho do Posto (PSDB), Zé Maria (PPS), Zezinho do Sabará (PSB) e Valdemir Soares (PRB).
Obras
Nos 2.215 metros da pista principal foi feito todo o recapeamento, com execução de “groving” e substituição da iluminação. Pallu explicou que a medida aumenta a segurança em pousos e decolagens. “O grooving auxilia no escoamento da chuva para não formar lâminas dágua”, informou.
O terminal de logística, que será entregue no final deste ano, passa de 12 mil m² para 17 mil m². “Hoje somos o quinto maior terminal de cargas do país no ramo de importação e exportação. Passaremos para o terceiro posto da rede da Infraero”, contou o superintendente.
O pátio das aeronaves também deve aumentar de 16 posições de estacionamento para 26, o que deve acontecer até 2013. Destas 26 posições, 14 serão pontes de embarque até a Copa. “Hoje temos capacidade para 24 aeronaves em uma hora pico e com mais dez posições vai para 36 aeronaves em hora pico”, afirmou.
Além do novo estacionamento, que foi ampliado de 670 vagas para 2202, será licitada em dezembro uma obra para a construção de um edifício garagem para mais três mil veículos.
ILS-3
A Infraero investiu em equipamentos de auxílio à navegação aérea. O ILS-3, que ajuda no pouso da aeronave em dias de pouca visibilidade, deverá estar em operação até a Copa. “Todos sabemos da nossa condição de clima e para isto temos que nos planejar”. Ele explicou que não depende só do aeroporto oferecer condições favoráveis para pousos em dias de neblina. As companhias aéreas devem investir principalmente em equipamentos para as aeronaves.
Além da Copa
Até o final de 2014, dos atuais trinta balcões de check-in passará para 64, das seis pontes de embarque para 14 e de quatro esteiras de bagagem para oito. Está previsto para o dia 17 de dezembro o início da licitação das obras. A conclusão da terceira pista para pousos e decolagens está prevista para 2018.
Reprodução do texto autorizada mediante citação da Câmara Municipal de Curitiba