Obras na Arena são detalhadas na Câmara

por Assessoria Comunicação publicado 04/04/2012 18h55, última modificação 16/08/2021 14h16
Nesta terça-feira (4), o presidente da Comissão da Copa na Câmara de Curitiba, vereador Pedro Paulo (PT), e demais integrantes estiveram reunidos no plenário da Casa com o presidente do Atlético, Mario Celso Petraglia; o secretário estadual para Assuntos da Copa do Mundo 2014, Mario Celso Cunha; o presidente da Federação Paranaense de Futebol, Hélio Pereira Cury, e o secretário municipal da Copa, Luiz de Carvalho.
“Estamos trabalhando só há 90 dias num evento que ficará marcado na história da cidade e não só do clube”, disse Petraglia, explicando que o cronograma de obras na Arena está dentro das expectativas. “Nossa obra é a mais fácil de todas, porque a infraestrutura já está pronta. Temos muitas condições favoráveis pela existência do estádio anterior.” Também a modelagem que o Atlético criou é diferente dos demais, pois todos eles estão sendo construídos por grandes empresas e a Arena só contratou uma empresa para gerenciar as obras.
Petraglia disse que a expectativa para conclusão da obra é março de 2013, para o aniversário da cidade. “Já estamos com 52% das obras encaminhadas, em grande nível de velocidade”, informou. O presidente acrescentou ainda, que, em relação ao financiamento, ele está acontecendo dentro do previsto. “Curitiba agiu de forma correta e com muita responsabilidade ao aprovar o potencial construtivo”, disse o vereador Algaci Tulio (PMDB), elogiando o mecanismo.
Mario Celso Cunha explicou que o estado possui nove projetos, sendo cinco compartilhados com a Comec relativos à Copa. O secretário destacou que o Paraná possui Centros de Treinamento (CTs) em nove municípios e que a capital tem atualmente 18.500 leitos. “São esperados 600 mil turistas para a Copa e no Carnaval tivemos mais de um milhão. Portanto, temos condições de receber os que vierem prestigiar o evento”, comentou.
Desapropriação
Em relação às desapropriações, Luiz de Carvalho informou que foram desapropriados 15 imóveis ao todo. Só tivemos duas demandas jurídicas. Os proprietários deverão desocupar as unidades já na próxima semana. Os que entraram na Justiça também deverão desocupar as unidades e o dinheiro da indenização fica depositado judicialmente até o final da ação.
Bebida alcoólica
Outro tema abordado foi a venda de bebidas alcoólicas durante os jogos da Copa. Luiz de Carvalho lembrou o compromisso firmado no caderno de encargos entre o Brasil e a Fifa que a bebida alcoólica seria liberada na ocasião. O secretário informou que outros eventos, como feiras, raves, country festival, todos de grande porte, têm a venda de bebida liberada e disse que, caso ela seja proibida durante a Copa, caberá uma indenização financeira para Fifa.
Na Câmara de Curitiba, existem dois projetos em tramitação referente ao assunto. Um, do vereador Tico Kuzma (PSB), que proíbe a comercialização de bebidas alcoólicas nos estádios, e outro, do vereador Juliano Borghetti (PP), em que a venda é liberada nos dias de jogos.
Finalizando, o presidente da comissão, vereador Pedro Paulo, disse que os parlamentares retomariam o diálogo com o Coritiba Football Club, para que o Atlético pudesse fazer uso do Couto Pereira enquanto a Arena se encontra em obras.