Obras na Arena da Baixada devem começar em junho

por Assessoria Comunicação publicado 24/02/2011 14h10, última modificação 06/08/2021 08h02

O engenheiro Flávio Vaz e o arquiteto Carlos Arcos, do Clube Atlético Paranaense, anunciaram que as obras de conclusão do Estádio Joaquim Américo devem começar em junho deste ano. A informação foi divulgada nesta quarta-feira (24), pelo secretário de Estado para Assuntos da Copa do Mundo, Mario Celso Cunha, que participa do Seminário Geral das Sedes da Copa, em Brasília. Os vereadores Pedro Paulo (PT), Paulo Frote (PSDB), Aladim Luciano (PV) e Pastor Valdemir Soares (PRB) representam a Câmara Municipal de Curitiba no evento, reunindo informações para o trabalho da Comissão da Copa, criada para acompanhar a preparação da capital para o campeonato mundial de futebol.
Mario Celso relata que, no segundo dia do seminário realizado em Brasília, “Transportes” foi o primeiro tema discutido. Elaine Selske, integrante da Fifa, foi quem palestrou sobre o tema, cuja missão é garantir operação do transporte terrestre e aéreo das seleções, convidados, árbitros e parceiros da Fifa. Ainda sobre o tema, ficou definido que as cidades-sedes deverão priorizar o transporte coletivo e o não motorizado. Serão criadas regras da localização e pontos de táxis e vãs. O evento também teve Luis Carlos Petersen, técnico da Fifa, que abordou assuntos relacionados com “Responsabilidade e Sustentabilidade Social”. Joana Havelange palestrou sobre “Planejamento e Operações”. Ela coordena o COL (Comitê Olímpico Local), braço da Fifa no Brasil.
Nesta sexta-feira (25), os vereadores da Comissão da Copa acompanharão visita de trabalho do ministro do Esporte, Orlando Silva, ao governo do Estado e ao Estádio Joaquim Américo. A atividade começa às 9h30, no Palácio das Araucárias.
Próximos passos
Para o presidente da Comissão da Copa na Câmara, vereador Pedro Paulo, o evento foi importante para integrar os novos gestores públicos ao trabalho de preparação das cidades-sedes. “É um momento de muitos detalhes, em que se discute a segurança, o sistema de transporte e a capacitação de grande número de voluntários, por exemplo. Para nós, de Curitiba, onda já há uma integração entre os operadores da Copa, as novidades não são tantas, mas vale pela aproximação com as instituições que organizam o evento”, avalia Pedro Paulo.
Ficou estabelecido que a Copa do Mundo será realizada nas 12 sedes e a Copa das Confederações em apenas cinco. Serão implantados escritórios do Comitê em todas as cidades-sedes, o que ocorrerá entre janeiro e março de 2012, num espaço físico de 600m2. Entre fevereiro e março de 2013, serão realizados dois seminários, direcionados para os árbitros de futebol, envolvendo aproximadamente 350 pessoas. A música oficial da Copa será escolhida no segundo semestre de 2013. O sorteio das eliminatórias para a Copa do Mundo de 2014 será na cidade do Rio de Janeiro, no dia 30 de julho desse ano.
Em Brasília, o secretário de Estado da Copa do Mundo ainda se encontrou com o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, que tem bom relacionamento e parcerias com o atual secretário estadual da Saúde, Michele Caputo Neto, também integrado nas ações que envolvem a Copa do Mundo 2014.