Obras e infraestrutura em Curitiba no Tribuna Livre do CMC Podcasts

por Alex Gruba | Revisão: Brunno Abati* — publicado 18/06/2024 07h05, última modificação 18/06/2024 02h39
O vereador Mauro Bobato (PP) trouxe o secretário municipal de Obras, Rodrigo Rodrigues, para falar sobre os esforços e as cobranças para construir uma Curitiba cada vez melhor.
Obras e infraestrutura em Curitiba no Tribuna Livre do CMC Podcasts

Secretário Rodrigo Rodrigues foi o convidado do vereador Mauro Bobato para falar de obras em Curitiba. (Foto: Bruno Slompo/CMC)

As obras públicas, que acontecem por todo o território da cidade de Curitiba,  foram o destaque do Tribuna Livre do CMC Podcasts com o vereador Mauro Bobato (PP). Para aprofundar o debate, o parlamentar convidou para a bancada o secretário municipal de Obras Públicas, Rodrigo Rodrigues. “Aqui, é uma oportunidade para ver o que acontece no dia a dia. Tenho um convívio com esses profissionais, porque é uma área que eu atuava antes de estar na vida pública”, disse Bobato, que é o presidente da Comissão de Urbanismo, Obras Públicas e TI da Câmara Municipal de Curitiba.

O parlamentar destacou a liberação das pistas de circulação da Linha Verde. De acordo com Bobato, ao acompanhar todo o trabalho, foi possível entender melhor a concepção, os dramas e os dilemas de obras públicas de grande porte. Para o vereador, o podcast é um espaço importante para falar não apenas de trabalhos concluídos, mas também de obras atuais e futuras. “[As obras indicam] o que a gente pensa dessa cidade até o final do ano e também o que pensamos para daqui cinco, dez anos, em termos de planejamento”, resumiu Mauro Bobato.

Inscreva-se no canal da CMC no YouTube.

Como bom curitibano, o secretário Rodrigo Rodrigues confessou que gosta de falar da cidade e de contar o que tem sido feito pelo seu time na Secretaria Municipal de Obras Públicas. Segundo o profissional, o crescimento da cidade está diretamente ligada a obras, sejam as da própria Prefeitura sejam as da iniciativa privada, como os empreendimentos residenciais e comerciais. “Todo o time da Prefeitura e da Secretaria de Obras está antenada nisso e o resultado está em campo: essa quantidade enorme de obras, em todas as regionais, em todos os bairros”, disse o secretário.

Durante o programa, tanto o secretário quanto o vereador destacaram diversos pontos acerca das obras públicas. Segundo eles, a internet possibilita que todos comentem sobre os trabalhos, mas alertam que a obra pública tem uma gestão que não é simples. Mesmo enfrentando obstáculos diversos, destacaram obras importantes para Curitiba, como a Linha Verde, a primeira etapa do Bairro Novo da Caximba, o programa Asfalto no Saibro e a reciclagem da malha viária.

Em uma cidade dinâmica, as obras nunca param

Bobato alertou que, no caso de uma cidade dinâmica como Curitiba, as obras nunca param. “A cidade nunca fica pronta. Sempre tem uma dinâmica e sempre vai avançar”, ressaltou o vereador. O secretário municipal salientou a necessidade de seguir as regras do jogo de acordo com a legislação brasileira. De acordo com Rodrigo Rodrigues, para executar uma obra de seis meses, pode ser preciso que o poder público enfrente um processo burocrático de 12 a 24 meses.

Além de falarem do contato da população por meio da Central 156 do Fala Curitiba (espaço para a população indicar as áreas às quais o poder público municipal deve priorizar os recursos na gestão da cidade) e da relação entre Prefeitura e Câmara de Vereadores, eles deixaram dicas para as pessoas que vão fazer obras em seus imóveis. Para Bobato, é importante que profissionais como engenheiros e arquitetos consultem os sistemas de informação fornecidos pela Prefeitura Municipal, como o GeoCuritiba, do IPPUC.

“Construções informais quebram o parâmetro de planejamento e fazer o ajuste depois costuma ficar muito mais caro”, disse o vereador. Rodrigo Rodrigues complementou falando que essas informações podem ser obtidas em qualquer uma das Ruas da Cidadania. “Quer fazer uma ampliação, uma reforma? Vá à Rua da Cidadania. Lá tem toda a estrutura da Prefeitura; cada regional conta com um núcleo do urbanismo”, disse o secretário. “Fazendo um paralelo rápido com questões climáticas: os moradores não podem impermeabilizar 100% o imóvel, pois, assim, a água não tem para onde ir”, alertou Rodrigues.

 

 

Tribuna Livre do CMC Podcasts

As obras e a infraestrutura em Curitiba foram os temas deste Tribuna Livre do CMC Podcasts, que é um espaço para vereadoras e vereadores de Curitiba trazerem até dois convidados para debates de assuntos relevantes. O CMC Podcasts conta também com outros programas produzidos pela Diretoria de Comunicação Social da Câmara de Curitiba, com episódios temáticos elaborados de acordo com as comissões permanentes da casa. Há também o Curitibou?, programa de entretenimento para falar de curiosidades e de curitibanices, e o Você na CMC, para ilustrar o funcionamento da Câmara. Os episódios podem ser acompanhados no YouTube ou no Spotify.

*Matéria revisada pelo estudante de Letras Brunno Abati
Supervisão do estágio: Alex Gruba