Objetivos globais de desenvolvimento: como Curitiba contribui para o planeta?

por Alex Gruba | Revisão: Brunno Abati* — publicado 27/08/2024 07h10, última modificação 22/08/2024 17h01
A capital paranaense não está isolada. Por isso, precisamos contribuir para atingir objetivos de desenvolvimento traçados pela ONU.
Objetivos globais de desenvolvimento: como Curitiba contribui para o planeta?

Os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) precisam ser cumpridos até 2030. (Arte: Arquivo CMC)

Depois de apresentar o papel do vereador e como a política precisa de indicadores sociais para elaborar políticas públicas de qualidade, o jornalista José Lázaro Jr. volta ao comando do podcast Curitiba Decide para nos apresentar como Curitiba colabora para o mundo atingir objetivos de desenvolvimento traçados pela ONU, a Organização das Nações Unidas.

Curitiba não é uma ilha e todos temos responsabilidade em construir um mundo melhor para as gerações atuais e futuras. Para aprofundar esse nosso engajamento global, o CMC Podcasts recebeu os seguintes convidados: Fernando Richard Perez, gerente de Responsabilidade Social da Federação das Indústrias do Paraná (Fiep); Larissa Dornelas, economista; e Joice Kuritza, engenheira ambiental, ambas professoras da UFPR.

Os convidados explicaram por que é importante propor metas globais de desenvolvimento, especialmente para superar questões de desigualdade em diversas áreas: economia, meio ambiente, educação e tecnologia. Os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM), traçados para o período entre 2000 e 2015, foram renovados – e ampliados – com os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), a serem alcançados até 2030. Como Curitiba pode colaborar com essas metas? Isso é tudo respondido no episódio intitulado Curitiba não é uma ilha.

O Curitiba Decide é um conjunto de 15 episódios de podcast elaborado pela Diretoria de Comunicação Social da Câmara Municipal de Curitiba (CMC). Trata-se de uma iniciativa da CMC para um debate qualificado acerca das eleições municipais de 2024 no Brasil. O podcast terá cinco eixos temáticos, cada um com três episódios: 1) Tecnologia e comunicação, 2) Iniciativa popular e participação legislativa, 3) História e cultura, 4) Diversidade e inclusão e 5) Lei e ordem. Todos os episódios serão publicados no YouTube da CMC.


*Matéria revisada pelo estudante de Letras Brunno Abati
Supervisão do estágio: Alex Gruba

Restrições eleitorais