OAB apresenta projeto que regulamenta iniciativa popular

por Assessoria Comunicação publicado 14/03/2006 19h20, última modificação 08/06/2021 09h20
Com o objetivo de tornar mais efetivo o exercício da soberania popular em todos os níveis, o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil/Seção Paraná, advogado Manoel Antônio de Oliveira Franco, e o presidente da Comissão de Defesa da República e da Democracia, advogado Flávio Pansieri, foram recebidos na manhã desta terça-feira (14) pelo presidente da Câmara de Curitiba, vereador João Cláudio Derosso (PSDB).
“A Ordem dos Advogados do Brasil não só critica e denuncia. Colaborar para o aperfeiçoamento das instituições também é nossa função”, disse Oliveira Franco que apresentou projeto elaborado pela entidade visando a regulamentação da participação da sociedade em projetos de plebiscito, referendo e iniciativa popular em nível municipal. Oliveira Franco salientou, ainda, que o mesmo projeto já foi apresentado ao presidente da Assembléia Legislativa, deputado Hermas Brandão, dando seqüência à campanha em âmbito nacional desenvolvida pela OAB.
Para Pansieri, “é muito importante que se abram mais espaços onde a comunidade possa manifestar seus anseios e é nesse sentido que estamos propondo e solicitando a colaboração para a alteração da Constituição estadual e Lei Orgânica do Município”, disse o advogado.
Derosso informou aos advogados que no segundo semestre devem iniciar as discussões sobre a alteração da Lei Orgânica do Município que é de 1991. “E, para evitar uma colcha de retalhos e garantir maior agilidade nos trabalhos, os vereadores candidatos não participam de nenhuma comissão da Casa”, frisou Derosso. O presidente do Legislativo municipal convidou, ainda, a OAB/PR para participar da revisão da Lei Orgânica, como também, da formatação da própria lei. “São coisas simples que funcionam” concluiu Derosso.