O que você faria se fosse vereador de Curitiba por duas semanas?
Estudantes universitários interessados em viver a rotina de um vereador da capital do Paraná têm até esta sexta-feira (26) para se inscrever no projeto de extensão Câmara Municipal Universitária (CMU). A iniciativa é resultado de uma parceria entre o Setor de Ciências Jurídicas da Universidade Federal do Paraná (UFPR) com a Câmara Municipal de Curitiba (CMC), envolvendo representantes de outras instituições, como Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR), Universidade Positivo e Centro Universitário Curitiba (Unicuritiba).
Para se inscrever na Câmara Municipal Universitária é preciso preencher um formulário online, na página do projeto na internet (link aqui). A seleção terá três fases: a participação no treinamento agendado para 2 de maio, a apresentação de uma minuta de projeto de lei e um teste, no dia 6 de maio, às 19h, no auditório da CMC sobre dois capítulos do livro “Poucos, muitos, todos: lições de história da democracia”, de Pietro Costa, publicado pela Editora da UFPR. A organização selecionará os 38 melhor colocados para que simulem a rotina de trabalho dos vereadores de Curitiba, de 27 de maio a 7 de junho.
As atividades da CMU, que contarão com o apoio dos técnicos da Câmara de Vereadores, acontecerão no Auditório e no Palácio Rio Branco, prédio histórico que abriga as sessões plenárias do Legislativo. Serão realizadas reuniões das comissões temáticas e dos debates em plenário, com todas as suas etapas, do pequeno expediente à votação e aprovação de projetos de lei. Os participantes receberão certificado de atividade de extensão, totalizando 80 horas de atividade complementar.
“O objetivo do projeto é proporcionar aos estudantes dos mais variados cursos a oportunidade de atuar como vereador da cidade de Curitiba, por duas semanas, simulando todo o processo legislativo municipal”, diz a comissão organizadora da CMU, composta por Lucas Nekel da Silva, além de Ana Karoline França, Camila de Moraes Gonda, Gabriel Souza Ramos Borges, Gustavo Salles Ferreira, Newton Grein Guimarães, Raphael de Souza e Silva, Renan Renerde e Vitor Miranda Capacle.
O grupo de estudantes esteve na CMC em março para combinar a parceria no projeto de extensão (leia mais) e foram recepcionados pelo presidente do Legislativo, Sabino Picolo (DEM).
Formação política
Essa não é a primeira vez que a Câmara de Curitiba realiza atividades de extensão universitária. Em julho de 2018, a Câmara Municipal recebeu projeto semelhante, chamado Parlamento Universitário, em que 38 estudantes universitários analisaram 42 projetos de lei elaborados por eles mesmos, debatendo-os num plenário simulado – 25 foram aprovados.
Em outra parceria, com o Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR), a CMC já recebeu duas edições do Parlamento Jovem, que também simula o processo legislativo. A diferença é que neste projeto o público-alvo são jovens de 15 e 18 anos de idade. Quando esteve na Câmara para tratar do projeto o presidente do TRE-PR, desembargador Luiz Taro Oyama, defendeu a realização de ações como estea, pois “a educação política é a educação para o conhecimento e para a compreensão do nosso mundo, do nosso tempo” (leia mais).
A Câmara de Curitiba ainda mantém um programa de visita guiada para receber qualquer pessoas que esteja interessada em conhecer o funcionamento do Legislativo e o papel dos vereadores. Estudantes do 1º ano do ensino fundamental até a faculdade, comitivas de outros países e demais interessados recebem orientações de como são realizadas as reuniões de comissões e sessões plenárias, o que faz um vereador e como a Câmara contribui para o desenvolvimento da cidade. O agendamento das visitas guiadas é realizado pelo site da Câmara (clique aqui).
Reprodução do texto autorizada mediante citação da Câmara Municipal de Curitiba