Novos vereadores de Curitiba recebem diploma da Justiça Eleitoral

por Fernanda Foggiato — publicado 19/12/2024 17h45, última modificação 20/12/2024 17h41
Diploma da Justiça Eleitoral atesta que os novos vereadores de Curitiba estão aptos a tomar posse no cargo.
Novos vereadores de Curitiba recebem diploma da Justiça Eleitoral

Marco final da eleição: cerimônia de diplomação foi presidida pela juíza eleitoral Carla Melissa Martins Tria. (Foto: Rodrigo Fonseca/CMC)

Os 38 vereadores eleitos para compor a 19ª legislatura da Câmara Municipal de Curitiba (CMC) foram diplomados pelo Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR). Realizada no Teatro Positivo, na tarde desta quinta-feira (19), a cerimônia também contou com a entrega do diploma da Justiça Eleitoral aos primeiros suplentes do Legislativo, ao novo prefeito da cidade, Eduardo Pimentel, e ao novo vice, Paulo Martins.

“Segundo a definição trazida pelo Tribunal Superior Eleitoral [TSE], a diplomação é o ato pelo qual a Justiça Eleitoral atesta que os candidatos e candidatas foram efetivamente pelo povo e, por isso, estão aptos a tomar posse no cargo. É o marco final da eleição, representando a democracia e a escolha popular para administrar, gerir e legislar em prol da cidade”, disse a juíza da 174ª Zona Eleitoral (ZE) e presidente da Junta Eleitoral Totalizadora, Carla Melissa Martins Tria, que presidiu a mesa da solenidade e também quem assinou os diplomas.

Ou seja, o diploma emitido pelo TRE-PR é o documento que habilita o candidato ao mandato eletivo. Nele constam o nome de cada candidato, o partido pelo qual disputou o pleito e o cargo para qual foi eleito ou classificado como suplente. O documento foi entregue, inicialmente, aos primeiros suplentes. Na sequência, os 38 novos vereadores de Curitiba foram diplomados por ordem alfabética, de Andressa Bianchessi (União) a Tiago Zeglin (MDB). O ato de diplomação terminou com a outorga do documento a Paulo Martins e a Eduardo Pimentel.

Os 38 novos vereadores de Curitiba entregam os respectivos diplomas e declarações de bens durante a sessão preparatória, que será na próxima segunda-feira (23), a partir das 9 horas, no Palácio Rio Branco, sede da Câmara Municipal. Assim como a diplomação, a atividade é um rito necessário para que os eleitos sejam efetivamente empossados no dia 1º de janeiro, às 14 horas, durante a sessão de instalação da 19ª legislatura (2025-2028).

Na cerimônia de diplomação, o TRE-PR salientou o “Pacto Eleições 2024 no Caminho da Paz”, no qual os signatários, entre candidatos e uma série de instituições públicas e privadas, se comprometeram com um pleito sem desinformação ou qualquer tipo de violência. Outro ponto destacado foi a inclusão. Houve, durante a cerimônia, uma homenagem a pessoas com deficiência que atuaram como mesários e mesárias.

Além da juíza eleitoral Carla Melissa Martins Tria e do presidente do TRE-PR, desembargador desembargador Sigurd Roberto Bengtsson, a mesa da solenidade foi composta por outros desembargadores, procuradores, juízes e promotores eleitorais. A cerimônia contou com a participação da Banda da Polícia Militar do Paraná (PMPR). 

Quem serão os vereadores de Curitiba em 2025?

A partir de 1º de janeiro de 2025, 20 das 38 cadeiras da Câmara de Curitiba terão como titulares estreantes no cargo. Os “novatos” são: Andressa Bianchessi (União), Bruno Rossi (Agir), Bruno Secco (PMB), Camilla Gonda (PSB), Carlise Kwiatkowski (PL), Da Costa do Perdeu Piá (União), Delegada Tathiana (União), Fernando Klinger (PL), Guilherme Kilter (Novo), Jasson Goulart (Republicanos), João Bettega (União), Laís Leão (PDT), Lórens Nogueira (PP), Meri Martins (Republicanos), Olimpio Araujo Junior (PL), Professora Angela (PSOL), Renan Ceschin (Pode), Rafaela Lupion (PSD) e Tiago Zeglin (MDB) e Vanda de Assis (PT).

Os 18 vereadores reeleitos para a 19ª legislatura da Câmara de Curitiba são Amália Tortato (Novo), Angelo Vanhoni (PT), Beto Moraes (PSD), Eder Borges (PL), Giorgia Prates – Mandata Preta (PT), Hernani (Republicanos), Indiara Barbosa (Novo), Leonidas Dias (Pode), Marcelo Fachinello (Pode), Marcos Vieira (PDT), Nori Seto (PP), Pier Petruzziello (PP), Professor Euler (MDB), Serginho do Posto (PSD), Sidnei Toaldo (PRD), Tito Kuzma (PSD), Toninho da Farmácia (PSD) e Zezinho Sabará (PSD).