Novos ônibus reduzem poluição, destaca líder

por Assessoria Comunicação publicado 14/07/2009 14h25, última modificação 24/06/2021 10h49

As ações que vêm sendo realizadas pela prefeitura de Curitiba, em especial no transporte coletivo, para promover a redução da poluição, foram destacadas na Câmara Municipal de Curitiba, pelo vereador Mario Celso Cunha (PSB). O líder do prefeito ressaltou em especial a adoção de novos motores para a substituição dos ônibus que integram a frota de transporte coletivo da capital, que até o próximo mês de dezembro estará renovada em cerca de 60%.
Além de adaptados às normas de acessibilidade, que representa grande avanço na inclusão social, os novos ônibus funcionam com motores eletrônicos Euro 3, tecnologia que faz a queima quase completa do diesel, reduzindo em 60% a emissão de poluentes, que são a sobra de material tóxico eliminado na forma de fumaça e fuligem.
Menor
“Desta forma, além de ser a capital que possui mais metro quadrado por habitante do País, Curitiba em breve será uma das cidades com menor índice de poluição provocado pela frota de transporte coletivo, o que deverá melhorar em muito a qualidade do ar”, explicou o vereador.
Segundo Mario Celso, com os novos motores Euro 3, a frota de transporte coletivo deixa de emitir, até o final deste ano, cerca de 2,8 mil toneladas de monóxido de carbono, óxidos de nitrogênio, hidrocarbonetos totais e material particulado. “A prefeitura dá uma importante contribuição ao meio ambiente e à redução dos gases que provocam o efeito estufa, ao optar por veículos menos poluentes, o que garante, ainda, a melhoria da qualidade de vida dos curitibanos”, conclui.