Novos eventos são incluídos no Calendário Oficial do Município

por Assessoria Comunicação publicado 26/06/2014 12h05, última modificação 24/09/2021 10h23

Duas leis que incluem eventos no Calendário Oficial do Município, aprovadas na Câmara Municipal, foram sancionadas esta semana. O Festival Batel Soho, que já ocorre anualmente na Praça da Espanha, passa a ser um evento oficial da cidade.  A outra norma cria a Semana de Prevenção ao Alcoolismo.

Tiago Gevert (PSC), autor do projeto (005.00347.2013) que visa combater o alcoolismo, quer que durante o período sejam desenvolvidas palestras e eventos para conscientizar sobre os malefícios que o álcool causa à saúde do doente e de seus familiares. “Temos que ter um debate permanente sobre como trabalhar o combate ao consumo excessivo do álcool”, salientou o parlamentar durante o debate da proposta, aprovada no dia 19 de maio.

As atividades serão realizadas de 13 a 19 de fevereiro, quando também ocorre a Semana Nacional Contra o Alcoolismo. A nova lei, número 11.461, foi sancionada nesta terça-feira (24) e passa a valer após 90 dias. De acordo com a prefeitura, nos primeiros anos, o próprio vereador deve auxiliar na organização e articular, com os órgãos municipais – como Secretaria de Saúde – a forma de promover as ações.

Batel Soho
O projeto de lei (005.00358.2013) que possibilitou a inclusão do Batel Soho no Calendário Oficial do Município é de iniciativa da vereadora Julieta Reis (DEM). O evento é de cunho cultural e gastronômico e ocorre anualmente nos meses de março, junho, setembro e novembro. A nova lei, já em vigor, é a de número 14.462/2014 e é o reconhecimento da relevância do evento pelo município, afirma a parlamentar. "Isto pode gerar o apoio da prefeitura para futuras ações", completa Julieta.

“O festival já existe há quatro anos e é feito a partir de parcerias que buscam promover a Praça da Espanha e o comércio local, que também é de decoração. Por isso precisamos do apoio público, para fomentar outras regiões da cidade que também tenham vocações específicas”, comentou Julieta  no dia da defesa do projeto em plenário.

As leis sancionadas foram publicadas na edição 117 do Diário Oficial Eletrônico do Município, na seção Atos do Município de Curitiba.