Novo sistema e ISO 9001 nas ações de 2009

por Assessoria Comunicação publicado 30/12/2009 14h45, última modificação 28/06/2021 11h29
A Câmara de Curitiba  manteve seu nível de capacitação e qualidade entre os Legislativos do País, colocando em operação, desde o início de 2009, o SPL II (Sistema  de Proposições Legislativas II). A inovação, desenvolvida  em software livre pelo  setor de informática, possibilitou um grande passo no procedimento legislativo e contribuiu também para ampliar o número de consultas ao site da Casa.
No encerramento das sessões plenárias, o primeiro-secretário, Celso Torquato (PSDB),  divulgou o número de visitas, que ultrapassou  quatro milhões, numa média mensal de 334 mil  de janeiro a dezembro. Para o presidente, João Cláudio Derosso (PSDB), a implantação do  sistema facilitou a pesquisa das informações.  O diretor de Informática, Carlos Niemeyer, também salienta a evolução da Casa neste setor.  Os servidores dos setores de administração e gabinetes  foram preparados para  a utilização do novo sistema com cursos de capacitação.
Custos
Comparado ao anterior, o SPL II trouxe à Câmara de Curitiba muitos pontos positivos neste ano, desde o custo reduzido de manutenção em relação ao outro sistema,  acesso facilitado à consulta,  manuseio acessível e, principalmente, em relação à tramitação de toda a documentação legislativa. No caso dos projetos, foi instituído o protocolo  eletrônico, com vantagens de agilidade,  precisão e mais transparência.  
ISO 9001
A agenda de 2009 superou expectativas na Câmara de Curitiba. Junto da implantação do SPL II, o Legislativo também desenvolveu estudos para aprimorar a transmissão ao vivo das sessões  plenárias e solenes pela TV  e rádio on line e motivou o quadro de servidores, buscando a certificação  ISO 9001, processo iniciado pela implantação dos Cinco S. A norma  moderniza a gestão interna de trabalho, compatibilizando todas as áreas de atuação administrativa e legislativa. Neste setor, inclusive, a CMC promoveu adequações na Diretoria de Apoio às Comissões (DAC), com  subdivisões para  cada um dos grupos técnicos (de comissões permanentes, temporárias e especiais) e ainda nas seções de tramitação processual. Derosso destaca o planejamento sério e detalhado para aferir ao Legislativo curitibano a excelência permanente da prestação do  serviço público aliada à transparência dos atos legislativos e da atuação dos vereadores.
Já no início de 2009, a Câmara promoveu  curso específico para informar os  parlamentares de novos mandatos de todas as condições de trabalho na Casa. Além de capacitar os novos, aplicou procedimentos para os reeleitos e  forneceu orientação do processo legislativo para os  assessores de gabinete. De acordo com o diretor do Departamento de Administração e Finanças, Relindo Schlegel, “Curitiba será a segunda capital do País a aperfeiçoar os processos internos do Legislativo dentro dos critérios da certificação da ISO 9001.”