Novembro Azul: Médico destaca importância da prevenção

por Assessoria Comunicação publicado 29/11/2017 08h20, última modificação 22/10/2021 10h18

Nesta terça-feira (28), a Câmara de Curitiba recebeu o médico chefe do Serviço de Urologia do Hospital Universitário Cajuru, Fernando Meyer, que deu uma palestra para a conscientização do movimento mundial Novembro Azul. O evento, promovido pelo Setor de Saúde Ocupacional do Legislativo, junto da Diretoria de Administração e Recursos Humanos, destacou a importância da prevenção do câncer de próstata.

"Infelizmente a resistência dos homens ainda é muito grande", afirmou o médico após mencionar o descaso masculino com a doença. "A desinformação e o preconceito são dois dos maiores motivos para que ocorrências deste tipo não diminuam", conta.

A próstata, uma glândula localizada abaixo da bexiga, é responsável pela produção dos nutrientes do esperma masculino, além do controle urinário. Segundo Meyer, as principais causas do câncer nessa região são o fumo, o uso de bebidas alcoólicas e de alguns medicamentos, além da herança genética do paciente. "Se o homem tem um histórico do câncer prostático na família, ele tem 4 ou 5 vezes mais chance de ser acometido por ele", afirma.

O tratamento, segundo o médico, pode ser realizado de diversas formas. Em casos menos agressivos, a cirurgia e radioterapia podem ser uma opção. "Se o paciente encontrar-se em um estágio mais avançado, aí a quimioterapia deverá ser considerada", sugere Meyer, que também é professor de urologia da Pontifícia Universidade Católica do Paraná.

Ao final da palestra, ele afirmou que, apesar do câncer de próstata ser a segunda maior causa de mortes masculinas no Brasil, o tratamento é, na maioria das vezes, bem-sucedido. "O paciente tem grandes chances de cura. Esse quadro mudará apenas se a doença for muito agressiva ou se houver uma demora do diagnóstico", completa.

A exemplo do Outubro Rosa, a Câmara Municipal de Curitiba encampou a campanha Novembro Azul nas redes sociais, com fotos de capa no Twitter, Facebook, YouTube e Flickr, além de uma logomarca na transmissão ao vivo das sessões plenárias pelo YouTube.

Matéria elaborada pelo estudante de Jornalismo Luiz Kozak, especial para a CMC.
Revisão: Claudia Krüger
Supervisão do estágio: Filipi Oliveira