Novas datas podem compor Calendário Oficial de Eventos em Curitiba

por Assessoria Comunicação publicado 17/09/2013 11h30, última modificação 20/09/2021 07h57

Foi proposto, na Câmara de Curitiba, projeto de lei que insere, no Calendário Oficial de Eventos do Município de Curitiba, a Semana  de Prevenção ao Alcoolismo (005.00347.2013). A proposição, do vereador Tiago Gevert (PSC), determina que a semana será realizada anualmente, no período compreendido entre os dias 13 a 19 de fevereiro, coincidindo com a Semana Nacional Contra o Alcoolismo.
    
Segundo o texto, nesse período serão desenvolvidas atividades, palestras e eventos alusivos à prevenção da doença, visando a conscientização dos malefícios do álcool para a saúde das pessoas e à estabilidade da família.
    
Conforme Gevert, o alcoolismo é um dos problemas mundiais decorrentes do uso de drogas que mais trazem custos financeiros e sociais. “O alcoolismo é mais custoso para os países do que todos os problemas de consumo de droga combinados”.
    
Para o parlamentar, além do custo social, como a desintegração da família, aumento da violência, acidentes de trânsito, entre outros problemas, o alcoolismo gera um grande custo financeiro para os governos. “Está provado que o alcoolismo pode levar à morte. É uma doença, um transtorno psicológico sério, que precisa de tratamento multiprofissional. O tratamento do alcoolismo é uma árdua tarefa tanto para a família, quanto para o Estado, e mais ainda para o doente”, explica Tiago Gevert.

Combate à Evasão Escolar

O vereador Dirceu Moreira também propôs, através de projeto de lei, a instituição da Semana Municipal de Combate à Evasão Escolar, passando a integrar o Calendário de Eventos Oficiais de Curitiba (005.00335.2013). O objetivo da semana é buscar garantir a permanência de crianças e adolescentes no contexto escolar, prevenir a evasão, conscientizar educadores, famílias, adolescentes e crianças quanto à importância da educação formal, entre outros.
    
Segundo o texto, os educadores devem responder aos questionamentos relacionados aos motivos que levam à evasão escolar. Segundo Dirceu Moreira, para diminuir o índice de evasão escolar, a escola deverá desenvolver ações que estimulem o aluno a permanecer em sala de aula e aproximar a família da escola.
    
“A Semana de Combate à Evasão Escolar busca conscientizar professores, alunos e familiares sobre a importância da educação, das consequências do abandono do ensino formal, além de criar um espaço para debate e reflexão das possibilidades profissionais para os jovens”, argumenta Moreira.
    
Caso aprovada, a semana deve ocorrer sempre na primeira semana do mês de agosto. “Entendemos ser de suma importância dedicar uma semana por ano, em nosso município, para o combate da evasão escolar, já que a permanência do jovem na escola reflete diretamente na sua realização pessoal, profissional e ainda, no desenvolvimento do município”, defendeu o vereador.

Dia dos Desbravadores

Dirceu Moreira pretende ainda incluir o “Dia dos Desbravadores” no Calendário Oficial do Município (005.00297.2013). De acordo com o texto, a data, a ser comemorada no dia 23 de abril, pretende homenagear um grupo que conta atualmente com mais de 100 mil desbravadores, espalhados em 2.500 clubes pelo Brasil.
    
O Clube dos Desbravadores é um dos departamentos da Igreja Adventista do Sétimo Dia e tem como objetivo promover atividades educacionais e recreativas aos participantes da igreja e da comunidade.