Nova unidade ampliará atendimento em saúde

por Assessoria Comunicação publicado 20/06/2007 18h50, última modificação 16/06/2021 10h23
Está próxima a inauguração da Unidade de Saúde Santa Quitéria II, com previsão de ampliar o atendimento aos mais de 20 mil pacientes cadastrados. A informação, dada pela vereadora Dona Lourdes (PSDB) nesta semana, na Câmara de Curitiba,  marca para julho uma passagem importante de seu mandato parlamentar. Desde seu ingresso no Legislativo, tem conquistado diversas obras e serviços de melhoria e qualidade de vida à população que representa na cidade e, mais especificamente, na região dos bairros Santa Quitéria, Vila Izabel e  Vila Guaíra.
A nova unidade, construída  no quarteirão  formado pelas ruas Bocaiúva, Curupaitis e Capiberibe, em frente à Praça Francisco de Macedo e  à Escola Municipal Nice Braga,  terá  510 metros quadrados e, mesmo sendo básica, terá condições de  duplicar o atendimento, cumprindo reivindicação  feita pela vereadora em nome dos moradores, desde 2005.  “É um sonho que se torna realidade e gratifica nosso ingresso na Câmara de Vereadores, onde vemos transformar  as reivindicações feitas  ao nosso gabinete em  melhoria de vida a tanta gente”, comentou   Dona Lourdes.
A parlamentar conseguiu viabilizar esta obra graças a uma  parceria feita pela Prefeitura de Curitiba com o governo do Estado, utilizando recursos repassados pelo governo federal para a área de saúde. Na primeira audiência pública neste ano, na sede da Associação dos Servidores Públicos do Paraná (ASPP), o prefeito Beto Richa e o vice, Luciano Ducci, anunciaram a inauguração para julho. A unidade evitará o sofrimento de muitos pacientes que não conseguiam atendimento no primeiro posto do bairro, com capacidade aquém da demanda de pacientes. “São, na grande maioria, idosos em busca de atendimento personalizado”, frisa Dona Lourdes, ao comentar que a Unidade II “é também um marco da administração pública municipal na área da saúde”.
O bairro representado por Dona Lourdes é um dos que mais cresce na cidade, a uma taxa de 1,03% por ano, atualmente com mais de onze mil habitantes. O Santa Quitéria existe há pelo menos 40 anos, formado pela expansão dos conjuntos habitacionais  da Cohab.