Nova lei prevê criação do Festival de Fandango

por Assessoria Comunicação publicado 06/10/2006 17h15, última modificação 11/06/2021 10h14
O prefeito Beto Richa sancionou  projeto da vereadora Julieta Reis (PSB) instituindo o “Festival Folclórico de Fandango”, que passa a ser comemorado anualmente, em outubro.
Ao justificar sua iniciativa, aprovada no plenário da Câmara de Curitiba, a parlamentar argumenta que “as origens étnicas do Paraná são as mesmas dos outros Estados brasileiros, com influências dos portugueses, luso-brasileiros, mamelucos, negros e índios, cujo fator racial e cultural foi importante na formação regional. Essa cultura está na base de todos os costumes e hábitos, destacando-se a linguagem, as tradições religiosas, os divertimentos e a educação familiar. A herança está presente na vida familiar urbana e entre os caboclos, herdeiros diretos dessas tradições seculares”.
Fandango
Entre as danças tradicionais destaca-se o fandango suíte ou reunião de várias danças que encerram a poesia cabloca nos cantos que as acompanham. A melodia e os versos entoados no fandango pelos violeiros e pelo coro contêm originalidade, lirismo e humor. Sua coreografia variada exige técnica, atenção, agilidade e calçados especiais para o sapateado.