Nova lei garante mais segurança nos bancos

por Assessoria Comunicação publicado 12/05/2010 18h25, última modificação 29/06/2021 10h43
O prefeito Luciano Ducci (PSB) sancionou lei do vereador Roberto Hinça (PDT) que prevê mais segurança aos usuários de agências bancárias em Curitiba. Preocupado com o grande número de assaltos e mortes na saída dos bancos, o parlamentar apresentou mais uma alternativa de prevenção desse tipo de crime.
Com a nova lei, fica obrigatória a colocação de vidros laminados resistentes a impactos e disparos de armas de fogo nas fachadas externas e divisórias internas das agências e postos de serviços bancários e financeiros em Curitiba. “O principal objetivo é proteger vidas de funcionários, clientes ou transeuntes”, destacou Roberto Hinça, ao comemorar a aprovação da lei.
 Os vidros especiais deverão seguir critérios e normas internacionais visando a eficiência em proteger o cidadão. O material deverá conter película para a retenção de estilhaços, e nível de proteção III, de acordo com a norma internacional de blindagem do National Institute of Justice, que estabelece que o vidro especial suporte impacto de um projétil de fuzil modelo AK-47, que tem velocidade de 838 metros por segundo. Para comparação, o projétil de um revólver calibre 38 desenvolve uma velocidade de 259 metros por segundo.
Com a aprovação da lei, assinada no último dia 7, os estabelecimentos terão o prazo de 180 dias, ou seja, até novembro deste ano, para se adequarem à legislação municipal.