Nova legislatura da Câmara de Curitiba terá três vereadores decanos
Da esquerda para a direita, por ordem alfabética, Beto Moraes, Serginho do Posto e Tico Kuzma, os decanos da próxima legislatura. (Arte: Diogo Fukushima/CMC)
Na próxima legislatura, de 2025-2028, a Câmara Municipal de Curitiba (CMC) terá três vereadores decanos. Reeleitos no último domingo (6), Beto Moraes, Tico Kuzma e Serginho do Posto, que integram a bancada do PSD, vão iniciar o sexto mandato consecutivo a partir do dia 1º de janeiro. Atual decano do Legislativo é Tito Zeglin (MDB), com nove mandatos. Ele não disputou as eleições municipais deste ano.
Dos três vereadores reeleitos, Serginho do Posto foi quem recebeu o maior número de votos. Ele ficou em 8º entre os mais votados, com 10.703 votos, superando o resultado de 2020, que foi de 10.061 votos pelo DEM. O vereador também é o mais experiente dos decanos, com 57 anos de idade. Foi presidente da CMC no biênio 2017-2018, durante o seu quarto mandato. Principal nome do Legislativo quando o assunto são as finanças públicas da cidade, ele presidiu a Comissão de Economia, Finanças e Fiscalização nos últimos quatro anos.
Eleito pela primeira vez vereador de Curitiba aos 29 anos, em 2004, Beto Moraes ficou em 11º lugar nas eleições deste ano, e também viu aumentar o número de votos para o sexto mandato: em 2020, foram 8.243 votos pelo PSD, e agora saltou para 10.142, pelo mesmo partido. Em 2023, participou das comissões de Direitos Humanos e de Acessibilidade. É integrante da Frente Parlamentar do Samba e da Defesa dos Taxistas. Autor de diversas proposições legislativas, merece destaque sua atuação junto a ONGs de Curitiba, tendo aprovado 13 declarações de Utilidade Pública. Hoje, o vereador tem 50 anos.
Já Tico Kuzma praticamente dobrou a sua votação em 2024. Ele foi o 12º candidato mais votado, se reelegendo com 10.042 votos pelo PSD, para o sexto mandato consecutivo. Em 2020, recebeu 5.038 votos pelo Pros. Assim como Serginho, Kuzma foi presidente da Câmara Municipal, no biênio 2021/2022, o primeiro da atual legislatura. Também foi presidente da Comissão Especial de Revisão do Regimento Interno, que modernizou o processo legislativo, para tornar as sessões plenárias mais dinâmicas e democráticas. Atualmente, é o líder do prefeito na Casa.
Tito Zeglin é o atual decano do Legislativo curitibano
Prestes a concluir seu nono mandato, o vereador Tito Zeglin é o atual decano da Câmara Municipal. Ele foi um dos quatro parlamentares que optaram por não tentar a reeleição em 2024. Sua primeira eleição aconteceu na 9ª Legislatura da CMC (1983-1988) quando recebeu 6.485 votos pelo PMDB. Em 2020, para o último mandato, ele foi eleito com 4.747 votos, pelo PDT. Jornalista e radialista, já ocupou vários cargos na Mesa Diretora do Legislativo e atualmente é o primeiro vice-presidente da instituição.
Reprodução do texto autorizada mediante citação da Câmara Municipal de Curitiba