Nova direção do TJ-PR reafirma desejo de parcerias com a Câmara de Curitiba

por José Lázaro Jr. — publicado 18/02/2021 16h40, última modificação 18/02/2021 21h50
A Mesa Diretora e parlamentares da capital do Paraná estão realizando visitas a órgãos públicos e entidades da sociedade civil.
Nova direção do TJ-PR reafirma desejo de parcerias com a Câmara de Curitiba

Reunião da Mesa Diretora da CMC com a nova cúpula diretiva do TJ-PR. (Foto: Carlos Costa/CMC)

Nesta quinta-feira (18), o novo presidente do Tribunal de Justiça do Paraná (TJ-PR), desembargador José Laurindo de Souza Netto, recebeu a Mesa Diretora da Câmara Municipal de Curitiba (CMC) para conversar sobre parcerias institucionais entre os dois órgãos públicos. Representando a CMC, compareceram o presidente, Tico Kuzma (Pros), o vice-presidente Alexandre Leprevost (SD) e o vereador Pier Petruzziello (PTB), atual líder do governo no Legislativo.

Com os demais integrantes da cúpula diretiva do TJ-PR, Souza Netto foi eleito presidente da Justiça Estadual em novembro do ano passado e foi empossado no início deste mês. Aos vereadores, ele reafirmou a vontade de realizar parcerias com a CMC, já manifestada pelo seu antecessor, Adalberto Jorge Xisto Pereira, no início deste ano (confira aqui). Também participaram da conversa Anderson Ricardo Fogaça e Fabiane Pieruccini, juízes auxiliares da presidência do TJ-PR, e Rogério Portugal Bacellar, presidente da Confederação Nacional de Notários e Registradores do Brasil.

Antes 2º vice-presidente, o desembargador Souza Netto citou dois projetos que desenvolveu no biênio anterior, o Rolê Cívico (visitas guiadas aos Poderes Públicos do Centro Cívico) e o Rolê Cultural (visitas a atividades culturais, como levar idosos a museus da cidade) como algo que poderia ser construído em conjunto com o Legislativo. Tico Kuzma também manifestou o desejo de replicar práticas de inovação e medidas de transparência na CMC, enquanto Petruzziello buscou exemplos na área da acessibilidade.

Desde janeiro, a Mesa Diretora da CMC tem realizado visitas como a de hoje, para estabelecer parcerias e pedir o apoio dos órgãos às instituições democráticas, além de sugestões para a nova fase do Legislativo. Já foram contatados o Comando do Exército, o TRE-PR, o TJ-PR, o MP-PR, o TCE-PR, a Alep, a Prefeitura de Curitiba, a Fiep e a ACP). Recém-empossada, Kuzma e os demais membros da Mesa dirigirão a Câmara no biênio 2021-2022.