Notas de sessão plenária de 10 de março
Escolas municipais
Cacá Pereira (DC) fez apelo à Secretaria Municipal da Educação (SME) sobre a falta de professores e inspetores em escolas municipais de Curitiba. “Tenho andado pela cidade e recebido várias solicitações dos pais”, disse. Ele destacou reivindicações para as escolas municipais Sidônio Muralha, Olívio Soares Sabóia e Ditmar Brepohl, na CIC. “Que se acelere [as contratações], para que não se sobrecarregue esses profissionais [em exercício], para que possamos manter a qualidade de ensino.” Presidente do Legislativo, Sabino Picolo (DEM) pediu que Pereira leve a demanda ao presidente da Comissão de Educação, Cultura e Turismo da Casa, Geovane Fernandes (PTB).
Solidariedade à Itália
“Força ao povo italiano. Eu, como tantos imigrantes, filhos de italianos, pelo que a Itália está passando. Está fechada, até as escolas”, afirmou Pier Petruzziello (PTB), sobre as restrições impostas para conter a progressão do novo coronavírus. O país é o que mais registra casos da doença, depois da China. “Eu, que sou filho de italiano, quero deixar minha força.”
Tarifa técnica
Dalton Borba (PDT) pergunta se a Urbs “já estipulou o novo valor da tarifa técnica da Rede Integrada de Transporte de Curitiba, para o período de 2020-2021” (062.00120.2020). Ele também pede, dentre outras informações, que a Urbs encaminhe os documentos e as planilhas utilizadas para embasar o cálculo, quanto é repassado às empresas concessionárias do sistema e o valor do subsídio fornecido pelo governo estadual.
Serviço público
À Prefeitura de Curitiba, Professora Josete (PT) questiona as doenças relacionadas à atividade laboral que levaram ao afastamento de servidores públicos, conforme cada secretaria, sexo, faixa etária e CID, entre 2015 e 2019 (062.00111.2020). Também pergunta sobre acidentes de trabalho, licença para tratamento de saúde e readaptações. Em outro requerimento (062.00112.2020), ela pergunta sobre afastamentos, licenças e acidentes de trabalhos de servidores contratados via Fundação Estatal de Atenção à Saúde (FEAS).
Execução de emendas
Às secretarias municipais da Educação e de Obras Públicas, Mauro Ignácio questiona o processo de execução de emendas, de sua iniciativa, aos orçamentos de 2018 e de 2019 (respectivamente, 062.00119.2020 e 062.00118.2020). “Existe previsão de atendimento ao pedido constante nas emendas? Se sim, quando?”, afirma.
Estacionamento Regulamentado
De Cacá Pereira (DC), a Secretaria Municipal de Defesa Social e Trânsito (SMDT) receberá pedido de informações oficiais sobre o Estacionamento Regulamentado (EstaR). Ele quer saber o número de vagas para carros, para motos, para motofrete e para carga e descarga (062.00114.2020).
Lotes públicos
À Prefeitura de Curitiba, Maria Leticia (PV) questiona se a Cohab-CT possui projetos para lotes vazios, de sua propriedade, localizados nos bairros Botiatuvinha, CIC, Fazendinha, Sítio Cercado e Barreirinha (062.00116.2020). Em outro pedido de informações, ela pede o detalhamento de lotes do Município, com metragem acima de 5.000 m², que estejam vazios e/ou subutilizados (062.00115.2020).
Reprodução do texto autorizada mediante citação da Câmara Municipal de Curitiba