Notas de sessão ordinária de 1º de junho - 1ª edição

por Assessoria Comunicação publicado 01/06/2015 14h45, última modificação 30/09/2021 11h25

Sem licitação I
Ao parabenizar o jornal Gazeta do Povo por uma reportagem publicada em suas edições impressa e online deste domingo (31), Chicarelli (PSDC) criticou a decisão da Prefeitura de Curitiba de contratar, sem licitação, um projeto de remodelação do sistema de gestão de resíduos da capital (confira a reportagem online). “O contrato será de R$ 5,2 milhões. A prefeitura contrata uma empresa que nem sei de onde é, para ensinar como faz a gestão do lixo em Curitiba e, inclusive, para ensinar como cobrar mais de quem não tem dinheiro, do cidadão curitibano.” (Foto 1)

Sem licitação II
Pedro Paulo (PT) rebateu, em defesa do contrato. “A legislação autoriza a contratação sem licitação. A gestão do lixo é um problema que se arrasta ao longo dos anos. A própria Câmara de Curitiba já instalou comissão especial para acompanhar o contrato do lixo. Na época, falavam em máfia do lixo, em contratos superfaturados. Há uma desconfiança de que o aterro Essencis extrapola a condição técnica, já que foi contratado de forma emergencial na gestão anterior. Há ainda o aterro da Caximba, que foi lacrado e cujo despejo foi transferido para outro aterro na Fazenda Rio Grande.” (Foto 2)

Executiva do PSDB I
A escolha de Juraci Barbosa Sobrinho como presidente do PSDB de Curitiba foi registrada por Serginho do Posto (PSDB) durante a sessão. Segundo o vereador, a eleição da executiva municipal do biênio 2015/2017 aconteceu neste domingo (31) e contou com a participação de mais de 300 lideranças, entre elas, os quatro integrantes da bancada tucana na Câmara de Curitiba. “Nos próximos dias teremos a nossa convenção estadual, onde também elegeremos a executiva estadual. Em todos os municípios do Paraná e do Brasil, o partido se organiza”, completou. (Foto 3)

Executiva do PSDB II
Professor Galdino (PSDB) reiterou que é pré-candidato a prefeito de Curitiba nas eleições de 2016. “A sigla promete chapa "pura". Teremos candidatos a prefeito e vice-prefeito. O PSDB só pensa em uma única coisa: vencer as eleições para o Palácio 29 de Março e dobrar a quantidade de vereadores. Atualmente, a prefeitura anda em "marcha lenta". Nós vamos tirar esta lentidão, vamos trabalhar para a cidade, para todo o povo que aqui circula. Coloco meu nome como candidato, quero ter a oportunidade de bater chapa”. (Foto 4)  

Amortização I
Bruno Pessuti (PSC) é autor de requerimento à Prefeitura de Curitiba que solicita informações sobre a amortização prevista no contrato de prestação de serviços dos veículos do transporte coletivo da capital (062.00227.2015). “De que forma é realizado o pagamento da amortização dos veículos? É feita individualmente? Quando é ultrapassado o prazo de vida útil nos ônibus do transporte coletivo, continua existindo o pagamento das parcelas de amortização previstas em contrato?”, indaga o vereador, no documento lido hoje em plenário.

Amortização II
“Em recente requerimento respondido pela prefeitura, obteve-se a informação que existem ônibus "vencidos" sendo utilizados em Curitiba (saiba mais). O que permite a não renovação da frota é uma ação judicial que visa o reequilíbrio econômico do contrato. Surgiu uma dúvida se esses veículos vencidos continuam recebendo a parcela mensal de amortização, correspondente a 1/120 do valor de aquisição do veículo. A proposição busca dirimir essa dúvida, pois em um consórcio cerca de 16% da frota encontra-se fora do prazo útil estabelecido em contrato”, justifica Pessuti.

Falecimento
Paulo Salamuni (PV) lamentou o falecimento da professora Deuzita Cardoso da Silva, nesse sábado (30). Ela foi docente da rede estadual por mais de 25 anos. Dirigiu o Colégio Estadual Pedro Macedo e havia assumido, em março passado, a chefia do Núcleo Regional de Educação (NRE) de Curitiba.

Visita

O presidente da Casa, Ailton Araújo (PSC), registrou a presença do ex-vereador José Aparecido Alves, o Jotapê.

Audiência
Cristiano Santos (PV) registrou a realização, amanhã, da audiência pública "Mulher: salário igual para trabalho igual", proposta por Noemia Rocha (PMDB). O evento será realizado a partir das 14h, no auditório do Anexo II.