Notas de Plenário - Sessão ordinária de 9 de setembro

por Assessoria Comunicação publicado 09/09/2014 13h45, última modificação 27/09/2021 10h02

Desfile Cívico I
No pequeno expediente desta terça-feira (9), o vice-presidente da Câmara de Curitiba, Tito Zeglin (PDT), destacou a realização do desfile cívico em comemoração ao Dia da Independência. O evento foi realizado no domingo (7) e reuniu cerca de 2,5 mil pessoas na Avenida Cândido de Abreu, Centro Cívico.

Desfile Cívico II
Zeglin ressaltou a importância da celebração, que contou com a participação de escolas estaduais e municipais, da Guarda Municipal, Polícias Civil e Militar e da Aeronáutica. O vereador, no entanto, lamentou que mais uma vez, empresas e bancos com sede na avenida não hastearam as bandeiras. “Mastro sem bandeira não apresenta absolutamente nada”.

Semana Farroupilha
Foi registrado em plenário, a realização da edição anual da Semana Farroupilha. As festividades começam no próximo domingo (14) e se estendem até o dia 21 de setembro. O evento é promovido em Curitiba pelo Centro de Tradições Gaúchas (CTG) 20 de Setembro.  


Padroeira
O Dia de Nossa Senhora da Luz dos Pinhais, padroeira de Curitiba, também foi lembrado durante a sessão plenária. A data foi celebrada nesta segunda-feira (8), feriado municipal.

Nocaute ao Crack I
A realização do evento “Nocaute ao Crack”, no último sábado (6), foi registrada em plenário por Valdemir Soares (PRB). De acordo com o vereador, a atividade esportiva reuniu milhares de jovens na Praça Oswaldo Cruz e reforça o trabalho de prevenção ao crack e outras drogas em Curitiba.

Nocaute ao Crack II

Ainda segundo Soares, presidente da Frente Parlamentar Contra o Crack e Outras Drogas na Câmara Municipal, além das lutas e depoimentos de atletas, a atividade contou com a distribuição gratuita da cartilha “Crack – um assunto a ser discutido”. O vereador agradeceu o apoio dos diversos órgãos municipais que contribuíram para a realização do evento, uma iniciativa do grupo voluntário “Curitiba te quero sem drogas”.

Gibicon I
Jorge Bernardi (PDT) congratulou os organizadores da Convenção Internacional de Quadrinhos de Curitiba (Gibicon 2) realizada em Curitiba entre os dias 4 e 7 de setembro. Segundo o vereador, o evento foi marcado pelas seguintes atividades: 33 mesas de debate, 16 palestras, 37 oficinas e a exposição “Entre 4 Linhas”, aberta em junho no Centro Cultural Sesi – Casa Heitor Stockler de França.

Gibicon II

“Com exceção das oficinas especializadas, todas as demais atividades foram gratuitas e contaram com ampla participação da população interessada no tema”, afirmou o vereador Bernardi. Ainda para ele, seria bastante positivo que Curitiba se consolidasse como um polo gerador de cultura quadrinística, posição que já ocupou em outros momentos.

Ideb
Vereador Pier Petruzziello (PTB), destacou em plenário que Curitiba melhorou seu desempenho no que diz respeito ao Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). Na sexta-feira (5) o Governo Federal divulgou que Curitiba melhorou seu índice de 5,8 em 2011, para 5,9 em 2013, ficando apenas atrás de Florianópolis, entre as capitais. Pier ainda lembrou que o desempenho de Curitiba foi superior ao projetado pelo Ministério da Educação.

Trincheira I

Aladim Luciano (PV) encaminhou à prefeitura pedido de informações referente à obra da trincheira sob a BR-476 (Linha Verde Norte) que interliga as ruas Amazonas de Souza Azevedo e Fúlvio José Alice, nos bairros Bacacheri e Bairro Alto (062.00310.2014).

Trincheira II

Entre outras questões, o vereador indaga sobre se foram providenciados os Estudos de Impacto Ambiental (EIA) e Estudos de Impacto de Vizinhança (EIV). Ele também pergunta se essas ações não implicarão na desapropriação de bens imóveis e mudanças no tráfego dessas regiões.

Academia ao ar livre

Outro questionamento encaminhado à prefeitura diz respeito à previsão da implantação de "Academia ao Ar Livre" no jardinete localizado na rua José Alcides de Lima, esquina com a rua Orestes Códega, no bairro Pinheirinho (062.00309.2014). Segundo o autor do requerimento, vereador Tico Kuzma (PROS), a ação está prevista na Lei Orçamentária (LOA) de 2014.