Notas de Plenário - Sessão ordinária de 9 de junho

por Assessoria Comunicação publicado 09/06/2015 14h15, última modificação 01/10/2021 08h24

Abono de faltas I
Retorna amanhã (10) à pauta o requerimento (201.00344.2015) de autoria de diversos vereadores que sugere à prefeitura a retirada de faltas da ficha funcional de servidores, do magistério, educação infantil e saúde, que participaram de greves em 2014 e 2015. De acordo com o líder da maioria, Paulo Salamuni (PV), serão feitos “pequenos ajustes” no texto, “em concordância com os sindicatos que representam os servidores”. (Foto 1)

Abono de faltas II

Os requerimentos são resultado do diálogo entre vereadores e servidores, após a manutenção do veto prefeitoral aplicado em parte da lei 14.653/2015, que previa a não aplicação de penalidades aos grevistas (saiba mais). Durante a sessão, Sabino Picolo (DEM) parabenizou Salamuni e o vice-líder, Jonny Stica (PT), pelas negociações de ontem. "Menos discurso e mais diálogo", declarou. (Foto 2)

Cessão de ônibus
Também foi lido o pedido de informações que indaga sobre a cessão de ônibus e outros veículos para eventos sociais, culturais e esportivos (062.00187.2015). De acordo com a autora do requerimento, Noemia Rocha (PMDB), o objetivo é compreender o funcionamento, os critérios de cadastro e a regulamentação legal (se houver) da cessão dos veículos. Ela diz que a proposição foi motivada pela crescente demanda manifestada pela população em torno do tema.

Utilidade pública
Com 27 votos favoráveis, o plenário aprovou em primeira votação o projeto de lei que declara de utilidade pública a Associação Paranaense de Futebol Varzeano (APFV). Fundada em setembro de 2012, a entidade tem sede no bairro Sítio Cercado e é presidida por Gilberto Cardoso. A proposta (014.00013.2014) é de Pedro Paulo (PT) e retorna à pauta de amanhã (10), em segundo turno. (Foto 3)

Revitalização
O plenário acatou sugestão de Chico do Uberaba (PMN) à prefeitura, para que o projeto de Lei Orçamentária 2016 – a ser enviado à Câmara no final de setembro – contemple a revitalização da rua Francisco Timóteo de Simas, entre as ruas Simão Brante e Canal Belém, no bairro Uberaba (201.00341.2015). Conforme o vereador, a solicitação atende demanda dos moradores da região, que reclamam ser este o único trecho da via sem asfalto.

Área de lazer
Rogério Campos (PSC) sugere à prefeitura (201.00343.2015) que sejam realizados estudos para implantar parque na Vila Jardim da Ordem, bairro Tatuquara. Ele indica a rua Desembargador Joaquim Ferreira Guimarães para receber o espaço de lazer, que contaria com pista de skate, cancha de areia e campo de futebol. Na opinião do vereador, a construção do equipamento seria uma opção de atividades esportivas e de lazer aos jovens, “mantendo-os afastados das drogas e da criminalidade”. “Também evitaria o descarte irregular de dejetos no terreno”, acrescentou.

Conselho de Cultura I
Pedro Paulo (PT) cumprimentou Julieta Reis (DEM) e Bruno Pessuti (PSC), que foram empossados pelo prefeito Gustavo Fruet, nessa segunda-feira (8), como membros do Conselho Municipal de Cultura. “Foi um processo democrático e participativo, com nove conferências distritais, em que milhares de pessoas participaram do debate sobre a política cultural de Curitiba”, completou o parlamentar, ao reforçar a importância da participação de vereadores nos diversos conselhos municipais.

Conselho de Cultura II
Ao comentar a posse, Pedro Paulo (PT) divulgou a obra “A Terra é Nossa Mãe”, do artista popular Wilson Miran Lopes de Carvalho. “Encontre o Miran ontem e ele deve visitar esta Casa na próxima semana. Este livro, de literatura de cordel, conscientiza as crianças sobre os cuidados com o meio ambiente e o artista trabalha com ele nas escolas municipais”, relatou. O vereador leu parte de um poema de Miran para o plenário.

Supressão
Foi lida no horário do pequeno expediente da sessão plenária desta terça (9) emenda supressiva (033.00015.2015) o projeto do vereador Chicarelli (PSDC), que "dispõe sobre o consumo de bebidas alcoólicas em garrafas e recipientes de vidro, copos ou similares, em logradouros e eventos públicos” (005.00020.2015). A proposição exclui o artigo 7º. da proposta, que incumbia a Guarda Municipal da fiscalização.