Notas de Plenário - Sessão ordinária de 9 de junho

por Assessoria Comunicação publicado 09/06/2014 13h20, última modificação 24/09/2021 10h05

Provadores
Foi aprovado o projeto de lei que determina a instalação de provadores diferenciados para a pessoa com deficiência e/ou dificuldade de locomoção (005.00324.2013). Proposta pelo vereador Paulo Rink (PPS), a norma seria aplicada às lojas de departamento de roupas, vestuário e similares.  O autor deve discutir a matéria na votação em segundo turno, nesta quarta-feira (11). (Foto 1)

ONG
Mauro Ignacio (PSB) destacou a atuação na ONG Tratamento de Amor e Restauração, que teve a utilidade pública municipal aprovada em primeiro turno (014.00002.2014). “A Vila Sandra é uma região complicada e a entidade faz um trabalho voltado principalmente aos jovens da região, com aulas de música e teatro”, disse o vereador,  autor da proposta de lei. (Foto 2)

Tecnologia da Informação
O plenário confirmou, na votação em segundo turno, a mudança da nomenclatura da Comissão de Urbanismo e Obras Públicas. Por iniciativa do vereador Felipe Braga Côrtes (PSDB), o colegiado também tratará de matérias relativas à Tecnologia da Informação (011.00001.2014). Também foi acatada a redação final do projeto de resolução que obriga a divulgação, no site institucional, do resultado das votações pelo plenário (004.00003.2014).

Denominação
Foi aprovada denominação de logradouro público como Giacomo Alberti, por proposição de Colpani (PSB) (009.00009.2014). Imigrante italiano, Alberti montou uma sapataria em Curitiba, no bairro Vila Izabel. Faleceu em janeiro de 2014.

Cidadania Honorária I
Foi aprovado pelo plenário, na sessão desta segunda-feira (9), o título de cidadão honorário ao Professor Enio José Coimbra de Carvalho, proposição de Helio Wirbiski (PPS). Enio de Carvalho nasceu em Porto Alegre (RS) e desde 1972 vive em Curitiba, onde desenvolve projetos culturais e artísticos para jovens e adultos (006.00004.2014). (Foto 3)

Cidadania Honorária II
Helio Wirbiski destacou os trabalhos filantrópicos realizado por Enio de Carvalho, que chega a atender mais de 7 mil crianças em Curitiba. “Foi fundador do Espaço Cultural de Curitiba, além de ter deixado sua profissão de ator para se dedicar a ações sociais”, frisou Wirbiski. O líder do prefeito, vereador Pedro Paulo (PT), também reconheceu a “história, profissionalismo e dedicação” do homenageado em prol de Curitiba.

Votos de congratulações
O vereador Tito Zeglin (PDT) entregou votos de congratulações e louvor aos chineses Guan Zhizhong e sua filha, Nianshun Guan. O vereador justificou a homenagem pela “excelência do serviço prestado pela família à Curitiba”, por meio do restaurante Dragão de Ouro. Segundo Tito Zeglin, o estabelecimento oferece produtos de “qualidade” e prestam “excelente” atendimento. (Foto 4)

Registro
O vereador Tico Kuzma (PROS) registrou que a primeira convenção estadual do seu partido será nesta terça-feira (10), na cidade de Maringá.

Procon
Na sessão plenária desta segunda-feira (9), foi lido o requerimento de Tico Kuzma (PROS) que solicita à Prefeitura de Curitiba informações sobre a instalação do Procon municipal. “Em 2012, o Ministério Público do Paraná recomendou essa implantação, que está prevista na LOA 2014. Como está sendo tratada a implantação do órgão? Há uma data prevista? Qual é o custo para a instalação e manutenção do Procon?”, indaga.

Declaração
Requerimento do Professor Galdino (PSDB) solicita informações ao Executivo sobre a aplicação das “gratuidades de taxas mediante apresentação de declaração de pobreza”. No requerimento, o parlamentar questiona se a administração municipal aceita este tipo de declaração para isenção de taxas, como na emissão de documentos, e se há convênio com a Fundação de Ação Social (FAS).
 
Retirados I
O plenário aprovou três requerimentos de Aldemir Manfron (PP) que pedem a retirada de três projetos de lei de sua autoria. As iniciativas que deixam de tramitar na Casa são a que cria o programa “Papelaria do Povo”, para fornecer material escolar para estudantes de baixa renda (005.00105.2013); a que institui o projeto “Mural do Emprego” (005.00433.2013); e a que incentiva o plantio e conservação de árvores no município (005.00058.2013).

Retirados II
Outro projeto de lei que deixa de tramitar no Legislativo, é o que proíbe o consumo de bebidas alcoólicas no interior das estações tubo, terminais de ônibus e no interior de veículos, público ou privados, do transporte coletivo de Curitiba. A proposta (005.00012.2014) é de Chicarelli (PSDC), que também pediu a retirada da proposição.

Assistência
Os vereadores acataram a sugestão ao Executivo de Dirceu Moreira (PSL) para que seja implantado um serviço gratuito de assistência psicológica gratuita às famílias enlutadas. “Queremos atingir todos os cidadãos de Curitiba, em especial os de baixa renda, que por vezes jamais conversaram com um psicólogo, oferecendo-lhes um atendimento psicológico para os ajudarem a assimilarem suas perdas”, justificou.

Escola especial
Toninho da Farmácia (PP) conseguiu a aprovação do plenário ao seu requerimento que sugere a construção de uma escola de educação especial na Vila Verde, localizada na Cidade Industrial de Curitiba (CIC). “É necessária a instalação de uma unidade de ensino como esta, devido à grande demanda por este tipo de atendimento na região”, explicou o parlamentar.

Semáforos
Ao Executivo, também é sugerida a realização de estudos visando a sincronização dos semáforos em vias de grande fluxo de Curitiba, como as ruas Amintas de Barros e Brigadeiro Franco. O requerimento aprovado é de Helio Wirbiski (PPS). “Ao acatar a sugestão, o trânsito tende a fluir nestas ruas, evitando congestionamentos”, reforçou o parlamentar, na justificativa do documento.

Animais
Professor Galdino (PSDB) é autor de proposição que pede a implantação do “Projeto Amar” (Ambulatórios Móveis para Animais de Risco) em Curitiba. De acordo com a sugestão, que segue para a Prefeitura de Curitiba, o projeto oferece veículos equipados para ao atendimento veterinário gratuito para animais em situações de risco.

Arena
Requerimento de Chicarelli (PSDC) sugere à Prefeitura de Curitiba que a Arena da Baixada, que vai receber os jogos da Copa do Mundo de 2014, seja incluída no itinerário da Linha Turismo. “A sugestão visa incluir e criar atrativos esportivos para que a rota seja ainda mais potencializada, permitindo, também, melhorias no itinerário pós-Copa”, diz o documento.