Notas de Plenário - Sessão ordinária de 9 de abril

por Assessoria Comunicação publicado 09/04/2014 11h30, última modificação 23/09/2021 08h48

Nomes de bairro I
Foi adiada para a próxima quarta-feira (16), durante a Tribuna Livre, a explanação da Gazeta do Povo sobre o movimento “Soho Não”. Recebidos há uma semana, representantes da iniciativa posicionaram-se contra a sugestão do jornal de adotar nomes como “Jardins” e “Cabral Soho” para regiões da cidade mapeadas como polos de gastronomia, moda, saúde e decoração (leia mais).

Nomes de bairro II
A sessão de hoje foi encerrada mais cedo para que os vereadores pudessem acompanhar, às 11h, o sepultamento do engenheiro José Amorim Fialho dos Reis, marido da segunda vice-presidente da Casa, Julieta Reis (DEM). A Gazeta do Povo enviou para tratar do assunto Maria Sandra Gonçalves, diretora de redação do jornal.  

Dispensa
Foi confirmada, em segundo turno, a aprovação do projeto de lei do prefeito que trata da dispensa do servidor municipal para acompanhar pessoa com deficiência em tratamento terapêutico. A matéria (005.00461.2013) prevê a liberação de até 50% da jornada de trabalho, sem prejuízo à remuneração do funcionário público. Caberá regulamentação, no prazo de até 30 dias após a publicação da lei.

Preço das passagens
Em registro ao plenário, Jorge Bernardi (PDT) informou que, desde o congelamento do valor da tarifa de ônibus – anunciado pelo prefeito Gustavo Fruet em 2013 – houve aumento no número de passageiros transportados. “O sistema teve um incremento de seis milhões de usuários, portanto está comprovada a importância de se manter uma tarifa baixa, para que o sistema seja sustentável”, afirmou.

Emendas para a saúde
A Câmara de Curitiba aprovou, nesta quarta-feira (9), pedido de informações ao Executivo, sobre os repasses de emendas parlamentares para o setor de saúde, aprovadas em 2013. A destinação de verbas para vários hospitais da capital é cobrada pelos vereadores Chicarelli (PSDC), Colpani (PSB), Mestre Pop (PSC), Noemia Rocha (PMDB) e Paulo Rink (PPS)

Rio Bacacheri
O desassoreamento do Rio Bacacheri motivou pedido de informações de Professor Galdino (PSDB). O parlamentar questiona sobre as ações de limpeza realizadas no rio,  desde o início de 2013 até agora. Segundo o vereador “os moradores das proximidades do Rio Bacacheri não aguentam mais sofrer em decorrência das constantes enchentes que ocorrem”, justifica Professor Galdino.

Ensino de direito
A possibilidade de incluir noções sobre direito na grade curricular dos alunos das escolas municipais também foi indagada pelo Professor Galdino. Conforme o parlamentar, já houve tentativa da inserção do tema nas escolas através de “vias legislativas, sem sucesso, e agora cobramos do Executivo uma postura enérgica e ativa, em benefício da formação de nossas crianças”, explicou.

Pavimentação
O vereador Geovane Fernandes (PTB) encaminhou, ao Executivo, sugestão para incluir nas leis orçamentárias de 2015 a pavimentação de várias ruas da capital. Entre elas estão duas vias do Boqueirão, uma do Alto Boqueirão, uma do Hauer e outra do Xaxim. Já Mauro Ignacio (PSB) pede a inserção de uma via no Conjunto Atenas, na CIC.

Registros
Helio Wirbiski (PPS) recepcionou em plenário a presidente do Conselho de Segurança (Conseg) do Rebouças, Elisabete Cristina Zanello. Os parlamentares cumprimentaram Tiago Gevert (PSC) pelo aniversário de 28 anos, comemorado hoje. Na presidência da sessão, Tito Zeglin (PDT) registrou convite para sessão solene da Câmara de Pinhais, às 19h da próxima segunda-feira (14), que entregará o título de cidadão honorário ao ex-vereador de Curitiba Sady Ricardo. (Com foto)