Notas de Plenário - Sessão Ordinária de 8 de abril

por Assessoria Comunicação publicado 08/04/2014 12h45, última modificação 23/09/2021 08h47

Pesar
O plenário observou um minuto de silêncio em decorrência do falecimento de José Amorim Fialho dos Reis, nesta terça-feira (8), aos 75 anos. Engenheiro de profissão, Amorim era esposo da vereadora Julieta Reis (DEM). O corpo será velado na tarde desta terça-feira (8), às 15h, no Cemitério Parque Iguaçu. O sepultamento acontece amanhã (9), às 11h, no mesmo local. Amorim faleceu hoje.

Servidores Públicos I
Foi aprovado em segunda votação o projeto de lei do prefeito que amplia a abrangência da licença ao servidor para tratamento de saúde de familiar até o terceiro grau. Com modificações no Estatuto dos Funcionários Públicos Municipais, o texto estende o benefício ao cônjuge de união estável e à pessoa com renda.

Servidores Públicos II
A principal mudança é a criação de uma licença de até dois anos para a assistência pessoal a parentes com renda, ainda que mínima, mas que comprovem dependência. Neste caso, a redução salarial do servidor começará a partir do 31º dia, de 10% a cada mês. A partir de um ano, não haverá remuneração. Saiba mais sobre o projeto aqui.

Tropeirismo I
Durante o pequeno expediente desta terça-feira (8), o vereador Jorge Bernardi (PDT) chamou os demais parlamentares para reunião pública sobre o tropeirismo, quando se deve discutir “a tradição que faz parte da história do sul do Brasil, e que desempenhou um papel fundamental na construção de Curitiba”. (Foto 1)

Tropeirismo II
A reunião pública sobre o tema será na próxima quinta-feira (10), no auditório do Anexo II, às 9h. Segundo Bernardi, haverá a apresentação de um grupo folclórico “reverenciando o passado da cidade, o que significa projetar um futuro glorioso para Curitiba e para nosso país”, declarou o vereador.

Audiência LDO
Depois de reclamar em plenário sobre a não participação dos vereadores durante as audiências públicas sobre a Lei de Diretrizes Orçamentárias, na sessão de segunda-feira (7), Chico do Uberaba (PMN) agradeceu a intervenção do líder do prefeito, Pedro Paulo (PT), “por permitir aos vereadores compor a mesa e ter direito à palavra”. A audiência foi na noite desta segunda, no bairro Cajuru, e contou com a presença de diversos vereadores.

Artesanato e Gastronomia
O plenário aprovou sugestão à Prefeitura de Curitiba, do vereador Cristiano Santos (PV), para a realização de feiras de artesanato e gastronomia nas praças com elevados índices de “atividades ilegais”. “Curitiba sempre foi conhecida, nacionalmente e internacionalmente, pelos parques e praças, mas estes vêm sendo alvos constantes de denúncias quanto à marginalidade”, justifica o parlamentar, que cita como exemplo a Eufrásio Correia, em frente ao Legislativo municipal.

Não à Esmola
Requerimento de Chicarelli (PSDC), aprovado hoje, sugere ao Executivo municipal a reativação da campanha “Não dê esmolas”. “A solicitação visa desestimular a cultura de dar esmolas, procurando diminuir o grande número de pessoas que a utilizam para sua sobrevivência”, diz a proposição.

Utilidade Pública I
Foi aprovado projeto de lei que declara de utilidade pública a Associação de Pais e Mestres e Funcionários do Colégio Estadual Yvone Pimentel. O autor da proposta, Tico Kuzma (PROS), enalteceu o trabalho da instituição que, segundo ele, promove ações que beneficiam não só os alunos, mas toda a comunidade, especialmente moradores do bairro Novo Mundo (Foto 2).

Utilidade Pública II
O parlamentar destacou, ainda, as reformas que foram realizadas pelo governo estadual na Yvone Pimentel. “É um prédio com 44 anos de idade que sofria com goteiras e outros problemas de infraestrutura. Esta foi a maior reforma realizada em um colégio estadual, com investimentos de R$ 5 milhões, garantindo a ampliação do número de alunos atendidos”, afirmou (Foto 3).

Redução de jornada
Serginho do Posto (PSDB) informou que nessa quarta (9), às 8h30, haverá reunião conjunta das comissões de Economia e Serviço Público. Segundo o vereador, as comissões devem analisar o projeto de lei do Poder Executivo que reduz a carga horária de algumas carreiras do funcionalismo municipal.