Notas de Plenário - Sessão ordinária de 7 de outubro

por Assessoria Comunicação publicado 07/10/2014 13h20, última modificação 27/09/2021 11h35

Prêmio João Crisóstomo Arns
Foi aprovado em 1º turno o projeto de lei de iniciativa da Comissão de Educação, Cultura e Turismo que lista os nomes indicados ao prêmio “Professor João Crisóstomo Arns” (089.00001.2014). São personalidades que obtiveram destaque durante o ano de 2014 nas áreas de educação e cultura. Ana Méri Fantinato, Anna Paula Zétola, Fernando Borges Mânica e o padre André Marmilicz estão entre os nomes homenageados.

Utilidade Pública I
A utilidade pública do Instituto Opet foi aprovada com 24 votos positivos em 1º turno. A iniciativa partiu do vereador Sabino Picolo (DEM). O vereador lembrou que a entidade de ensino foi criada no ano de 2004, e que tem entre as diretrizes previstas no artigo 4º de seu estatuto interno (anexado ao projeto) a inclusão social por meio do aprendizado e o desenvolvimento de projetos em prol da comunidade, entre outras iniciativas (014.00014.2014).

Utilidade Pública II
“O Instituo OPET desenvolve trabalhos de natureza filantrópica e de ensino. Basta lembrar os resultados positivos da "Cidade Mirim", um mecanismo de ensino de cidadania para crianças desenvolvido pela instituição”, frisou o vereador Sabino Picolo.

Utilidade Pública III
Também foi aprovado o projeto que confere a condição de utilidade pública ao Centro Espirita Tribo do Caboclo Pena Branca, entidade localizada no bairro Santa Felicidade (014.00038.2013). A iniciativa, do vereador Aldemir Manfron (PP), recebeu 20 votos favoráveis. Seis vereadores se abstiveram de votar e uma vereadora votou contra.

Adiamento
A votação em primeiro turno do projeto que concede a cidadania honorária à Marlene Maia de Britez foi adiado por duas sessões a pedido do seu autor, vereador Serginho do Posto (PSDB) (006.00010.2014).

“Santinhos” eleitorais
O vereador Mauro Ignacio (PSB) usou o pequeno expediente para reclamar da quantidade de sujeira acumulada nos locais de votação. “Trata-se de uma prática que não deve mais ser aceita. Segundo a imprensa, a prefeitura gastará em torno de R$ 400 mil para proceder a limpeza. Acreditamos que um painel com os nomes e números dos candidatos nas zonas eleitorais poderia informar de modo adequado o eleitor”, defendeu Mauro Ignacio.

Pós-eleição I
Para Serginho do Posto (PSDB) é necessário fazer uma avaliação dos resultados destas últimas eleições, levando em consideração a mensagem que a população passou. “Quanto ao governo estadual, os cidadãos entenderam que a atual gestão tem apontado para um caminho sólido, com enxugamento da máquina e viabilização de ações estruturais”, disse.

Pós-eleição II
“Uma reforma política que mude as regras eleitorais é necessária e deve ser discutida com vistas às próximas décadas, em benefício das próximas gerações”, argumentou o vereador Serginho, que também reclamou da sujeira dos “santinhos” nos locais de votação.

Desagravo I
Jorge Bernardi (PDT) fez um desagravo em relação aos vereadores da bancada evangélica, em razão das críticas sofridas pelo posicionamento assumido por estes parlamentares em relação à postagem do perfil da Prefeitura de Curitiba no Facebook – que divulgou na semana passada a realização de um casamento coletivo na cidade, mediante parceria da Justiça Estadual com os Executivos estadual e municipal. O convite da prefeitura foi extensivo também a casais homoafetivos.

Desagravo II

“Carla Pimentel (PSC) já esteve até na África em missões missionárias e Valdemir Soares (PRB) promove ações contínuas de combate às drogas”, defendeu Bernardi. Ele também destacou que os vereadores Noemia Rocha (PMDB), Dirceu Moreira (PSL) e Chicarelli (PSDC) e Ailton Araujo (PSC) enfocam suas atuações parlamentares em ações humanitárias de apoio aos mais pobres.

Mudança da linha I
O vereador Geovane Fernandes (PTB) destacou seu requerimento à prefeitura no qual pede a mudança da trajetória da linha de ônibus Boqueirão/Centro Cívico, para que ela também passe pela estação-tubo em frente à Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR). O pedido foi manifestado por estudantes e funcionários da universidade que enfrentam dificuldades em seus deslocamentos até bairros como Hauer, Boqueirão e Carmo (044.02905.2013).

Mudança de linha II
No mesmo sentido o vereador Cristiano Santos (PV) lembrou de seu requerimento que pede estudos para implantar mais uma parada de ônibus expressos da linha Centenário/Campo Comprido e Centenário/Rui Barbosa na Praça Carlos Gomes, junto aos tubos da linha Boqueirão, no Centro (044.10827.2014).

Eleições
Bruno Pessuti registrou o sucesso eleitoral de seu partido, o PSC, nas eleições de 2014. Na opinião do parlamentar, a agremiação, antes considerada nanica, agora representa um dos principais atores da política no Paraná. “Tivemos a eleição de Ratinho Júnior, o deputado estadual mais votado, e teremos a maior bancada na Assembleia Legislativa, o que demonstra a vontade da população por mudanças”, exemplificou.