Notas de Plenário - Sessão ordinária de 7 de abril
Teste da linguinha
A Câmara de Curitiba aprovou, em segundo turno, o projeto de lei que inclui o "teste da linguinha", para o diagnóstico precoce da língua presa, nos exames previstos aos recém-nascidos na cidade (005.00218.2013). De iniciativa de Valdemir Soares (PRB), a matéria acrescenta um inciso ao artigo 78 do Código Municipal de Saúde (lei municipal 9.000/1996), válido para os estabelecimentos públicos e particulares. A proposta segue para a sanção do prefeito Gustavo Fruet (veja a matéria da aprovação em primeiro turno).
Professora Nahir
Em votação definitiva, também foi acatado o projeto de Dona Lourdes (PSB) que denomina logradouro público de Professora Nahir Veiga (009.00001.2015). Nascida em Tomazina (PR) em 1922, a homenageada se dedicou à docência. Já aposentada pela Secretaria de Estado de Educação (SEED), começou, em 1978, no Novo Mundo, o projeto social Creche Mundinho da Criança Tia Nahir. O espaço hoje é um Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI), localizado no Portão. No entanto, segundo a vereadora, não há nada que faça alusão ao trabalho realizado por Nahir.
Em tramitação
Começou a tramitar na Câmara Municipal, com a leitura no pequeno expediente da sessão de hoje, projeto de lei para conceder a cidadania honorária de Curitiba ao juiz federal Sérgio Moro. O autor, Chico do Uberaba (PMN), destaca a atuação do magistrado à frente da Operação Lava-Jato (006.00006.2015).
LOA 2016 I
O plenário acatou a sugestão ao Executivo para que seja incluída na Lei Orçamentária Anual (LOA) de 2016, a pavimentação de trecho de 150 metros da rua Octacyr Reinaldo Mion, no Xaxim (201.00253.2015). “O trecho está em péssimas condições: com buracos, poeira e lama. Os moradores são obrigados a darem uma volta de quase um quilômetro para chegarem às suas residências, gerando transtornos, incômodos e prejudicando o trânsito na região”, justifica Tiago Gevert (PSC), autor do requerimento.
LOA 2016 II
Geovane Fernandes (PTB) também conseguiu a aprovação de 11 sugestões à Prefeitura de Curitiba para incluir na LOA 2016, o asfaltamento de ruas nos bairros Xaxim, Alto Boqueirão e Boqueirão. Entre elas, a André Ferreira Camargo (201.00263.2015); a Vereador Antônio Giacomassi (201.00256.2015); e a Tenente Tito Teixeira de Castro (201.00254.2015). “As vias não suportam mais a operação tapa-buracos”, explica o parlamentar.
LDO 2016
Será encaminhado à prefeitura o requerimento que sugere a inclusão da revitalização da rua Waldemar Loureiro Campos, no Boqueirão, na Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) de 2016. Na proposição (201.00265.2015), Felipe Braga Côrtes (PSDB) solicita os seguintes serviços: refazer as ciclos faixas compartilhadas; reconstruir e desobstruir as calçadas, implantar o acesso para cadeirantes; adequar a sinalização compatível com a via; recapear asfáltico da rua; e implantar remansos para estacionamento.
Dia do Jornalista
A comemoração do Dia do Jornalista, celebrado anualmente em 7 de abril, foi destacada em plenário pelo presidente da Câmara Municipal de Curitiba, Ailton Araújo (PSC). Os servidores da Diretoria de Comunicação foram cumprimentados um a um, e a homenagem a eles foi estendida aos vereadores que são jornalistas e aos servidores dos gabinetes parlamentares. Felipe Braga Côrtes (PSDB) reiterou o parabéns, da bancada, no final da sessão plenária. (Foto 1)
Guerra do Contestado
O vereador Jorge Bernardi (PDT) realiza o pré-lançamento do livro “Guerra do Contestado em Quadrinhos”, nesta quarta-feira (8), durante a sessão plenária. “O conflito está completando 100 anos e a obra ajuda a entender melhor as circunstâncias dele, quando morreram 8 mil pessoas na região Oeste dos Estados do Paraná e Santa Catarina”, explicou. Ele disse que doará um exemplar para o Legislativo. (Foto 2)
Reprodução do texto autorizada mediante citação da Câmara Municipal de Curitiba