Notas de Plenário - Sessão ordinária de 6 de maio
Venda de terreno
A Câmara Municipal aprovou, em segunda votação, o projeto de lei que autoriza o Executivo a vender, por meio de concorrência pública, terreno de 1,05 mil m² no bairro Campina do Siqueira (005.00215.2014). O imóvel foi avaliado em R$ 997 mil e a solicitação de compra do terreno foi feita por Leonida Razente, proprietária de imóvel limítrofe à área. Será realizada licitação para alienação do lote. O texto segue agora para sanção do prefeito Gustavo Fruet.
Contas aprovadas I
O plenário acatou em votação definitiva o decreto legislativo 093.00002.2014, que aprova as contas de 2007 da Prefeitura de Curitiba, penúltimo ano da primeira gestão do ex-prefeito Beto Richa (2005-2008). Foram 27 favoráveis e três contrários: Professora Josete (PT), Jonny Stica (PT) e Jorge Bernardi (PDT). Paulo Salamuni (PV), líder do prefeito no Legislativo, se absteve. (Foto 1)
Contas aprovadas II
Professor Galdino (PSDB) voltou a usar a tribuna para defender a aprovação do projeto. Ele ressaltou que o Tribunal de Contas do Estado do Paraná aprovou as contas sem ressalvas e criticou Professora Josete (PT) por, na sessão de ontem, ter dito que havia motivos para rejeitá-las (leia mais). “São peritos, profissionais e nada mais justo que acompanhemos o parecer do TCE”, resumiu Galdino.
29 de abril I
Em nome da bancada do Partido Verde da Câmara de Curitiba, Paulo Salamuni destacou o posicionamento do deputado estadual Rasca Rodrigues (PV) na votação do projeto de lei que alterou a Paranaprevidência em 29 de abril, na Assembleia Legislativa. “Ele votou contra o famigerado projeto. Nós, do Partido Verde, apoiamos o deputado, que até foi mordido por um dos cachorros da Polícia Militar na manifestação.” (Foto 2)
29 de abril II
O vereador considerou a aprovação do projeto “uma insensibilidade absoluta” por parte da Assembleia Legislativa. “[A votação] foi feita a portas fechadas, com os servidores do lado de fora sendo massacrados. O secretário estadual de Segurança [Fernando Francischini] não teve paciência e o governador Beto Richa não teve sensibilidade”, completou. O fato já havia sido criticado por outros vereadores de Curitiba, na segunda (4) e terça-feira (5).
Patinação I
Mauro Ignácio (PSB) entregou votos de louvor e congratulações ao Grupo Curitiba Slalon Club (077.00084.2015) e à Federação Paranaense de Patinação Artística (077.00085.2015), pela realização do 3º Campeonato de Patinação Freestyle, entre 3 e 5 de abril. “O grupo surgiu em 2010 e era formado, no começo, por quatro integrantes e hoje são mais de 30 patinadores. Uma equipe de 10 atletas já tem conquistado boas colocações em competições nacionais”, disse o vereador. (Foto 3)
Patinação II
Segundo o parlamentar, apesar do crescimento do esporte em Curitiba, a cidade não tem um espaço público adequado para sua prática. “O grupo vem atraindo cada vez novos admiradores e atletas, através da presença contínua dos membros no Parque Barigui todos os finais de semana. Já levamos esta demanda para a Secretária de Esporte e Lazer e vamos acompanhar a situação”.
Eleição no PRB
A eleição da Executiva Nacional do PRB (Partido Republicano Brasileiro) foi registrada em plenário por Valdemir Soares, representante da sigla na Câmara de Curitiba. “Defendo a permanência de Marcos Pereira na presidência do partido. Ele fez um ótimo trabalho à frente do PRB, praticamente triplicou a bancada do partido na Câmara dos Deputados, nos legislativos estaduais e municipais”. A convenção será nesta quinta-feira (7), às 9h, na Câmara Legislativa do Distrito Federal. (Foto 4)
Libertadores do Crack
Presidente da Frente Parlamentar contra o Crack e Outras Drogas do Legislativo, Valdemir Soares (PRB) ainda registrou a abertura da 5ª edição da Copa Libertadores do Crack, no último sábado (2), no estádio Novo Mundo. A competição vai reunir 15 times femininos e 78 masculinos.
SindiCâmara
Professor Galdino (PSBB) registrou a eleição da chapa “Novos Horizontes” para a diretoria do Sindicato dos Servidores do Poder Legislativo de Curitiba (SindiCâmara). A chapa encabeçada por Luiz Andrade foi eleita com 126 votos, contra 67 da chapa que tentava a reeleição. Estavam habilitadas a votar 266 pessoas (entre vereadores, servidores efetivos, comissionados e aposentados), sindicalizadas há mais de 90 dias. O pleito aconteceu nesta terça-feira (5).
Rotarianas
Zé Maria (SD) convidou os vereadores para a sessão solene alusiva ao Jubileu de Ouro da Associação das Senhoras de Rotarianos. Proposta pelo parlamentar, a homenagem acontece nesta quarta-feira (6), às 17h, no Palácio Rio Branco (saiba mais).
Cultos religiosos
O plenário acatou em segundo turno, com unanimidade, o projeto de lei que estende a toda a Linha Verde a permissão para cultos religiosos, além de espaços para educação, lazer, cultura, saúde e assistência social (inseridos na categoria de uso do solo "comunitário 2", leia mais). De iniciativa do presidente da Casa, Ailton Araújo (PSC), a proposição que altera o zoneamento da antiga BR-116 seguirá para a sanção ou veto do prefeito Gustavo Fruet (005.00173.2014).
Lions Batel
Foi unânime o segundo turno da proposição que concede a declaração de utilidade pública municipal ao Lions Clube Curitiba Batel (014.00016.2014). A autora da proposta de lei, vereadora Carla Pimentel (PSC), destacou projetos da entidade em comunidades de baixa renda da cidade e da Região Metropolitana (leia mais).
Reprodução do texto autorizada mediante citação da Câmara Municipal de Curitiba