Notas de Plenário - Sessão Ordinária de 6 de maio

por Assessoria Comunicação publicado 06/05/2014 13h05, última modificação 24/09/2021 07h25

Praça das Américas
Foi aprovado em primeiro turno projeto de lei do vereador Helio Wirbiski (PPS) que denomina de Praça das Américas o logradouro localizado entre as ruas Francisco Maravalhas e Francisco Castellano, no Jardim das Américas. A denominação, diz ele, atende reivindicação dos moradores e homenageia o continente. “Há muito tempo eles pleiteiam a oficialização deste nome, pois já chamam o espaço assim”, explicou.

Adiamento I
A pedido de Colpani (PSB), foi adiada por cinco sessões a votação do projeto de lei que visa proibir o bloqueio de vias públicas em função de obra civil e arquitetônica, bem como carga e descarga. A regra valeria para ruas da região central, seus bairros periféricos e vias expressas de toda a cidade em horários e dias definidos. (Leia mais)

Adiamento II
Segundo Colpani, que é o autor da proposta, o adiamento foi solicitado pela Secretaria Municipal de Trânsito (Setran). Ele explicou que foi aberto um diálogo com a pasta, para averiguação de possíveis alterações no texto.
 
Homenagem
Foi aprovado projeto de lei de Noemia Rocha (PMDB) que denomina de Francisco Chromiec um logradouro de Curitiba. A vereadora foi à tribuna para falar sobre a trajetória de vida do homenageado e revelou o desejo da família de ver o nome de Chromiec eternizado. “Ele foi um imigrante polonês, uma pessoa muito simples e religiosa, que contribuiu para o desenvolvimento da cidade”, resumiu. (Foto 1)

Plano Diretor
A boa participação popular na audiência pública realizada na tarde de ontem (5) para debater sobre a revisão do Plano Diretor de Curitiba foi ressaltada por Jonny Stica (PT), presidente da Comissão de Urbanismo da Câmara Municipal. “O tema debatido foi a economia criativa e a cultura. Agradeço a participação de todos, esse trabalho está indo muito bem”, afirmou.

Avenida das Torres
Chico do Uberaba (PMN) informou que na noite de ontem (5) foi realizada reunião com moradores e comerciantes atingidos pelas obras da Avenida das Torres, região do bairro Uberaba. Segundo o parlamentar, as obras da prefeitura estão isolando alguns condomínios e empresas, prejudicando a mobilidade e até o movimento do comércio. Chico do Uberaba pediu uma resposta do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc) sobre a situação. (Foto 2)

Animais
Pedido de informações do Professor Galdino ao Instituto Curitiba de Informática (ICI) questiona o andamento dos estudos para a implantação do projeto AdoCão. Proposta por ele ao Executivo, no ano passado, a iniciativa consistiria em um centro municipal para a adoção de animais, com páginas em redes sociais e site.

Insatisfação I
O vereador Chicareli (PSDC) destacou a entrevista dada pelo governador Beto Richa (PSDB) ao programa Roda Viva na noite de segunda-feira (5), em que o chefe do Executivo Estadual mencionou as dificuldades para a realização da Copa do Mundo na capital.

Insatisfação II
Para Chicareli, o país atravessa um momento de instabilidade política que inspira preocupação, pois escândalos sucessivos envolvendo integrantes dos mais diversos partidos ferem a credibilidade de toda a classe política. “Enquanto isso, no plano municipal vivemos uma verdadeira precariedade na prestação de serviços básicos à população”, reclamou o vereador.  (Foto 3)

Crédito adicional I
Hoje foi a segunda de três sessões para apresentação de emendas ao projeto do Executivo que propõe a abertura de um crédito especial no valor de R$ 8,7 milhões no orçamento de Curitiba. Além de quitar dívidas da gestão anterior, os recursos iriam para a construção das Unidades Básicas de Saúde Xaxim, Coqueiros, Sabará e Campo Alegre, por exemplo.

Utilidade Pública
Rogério Campos (PSC) comemorou a aprovação, em segundo turno, do projeto que declara a utilidade pública do Grêmio Gente da Gente Renovação, entidade que atua no bairro Tatuquara, atendendo crianças que pretendem se iniciar na prática do futebol. Segundo ele, apesar das dificuldades financeiras, o serviço é gratuito. “A condição de utilidade pública pode ajudar a instituição a beneficiar mais crianças”. O projeto recebeu apoio do vereador Mestre Pop (PSC). (Foto 4)

Furtos em CMEIs I
O vereador Cristiano Santos (PV) reclamou dos furtos cometidos dentro dos CMEIs Itapema, na Cidade Industrial, e Augusta, no Campo Comprido. “Além do furto, houve também vandalismo, o que inviabilizou temporariamente as atividades destas creches”, frisou. O vereador destacou que encaminhou à prefeitura um pedido de informações sobre a empresa terceirizada responsável pela segurança destas entidades. (Foto 5)

Furtos em CMEIs II
O vereador Toninho da Farmácia (PP) reforçou o alerta sobre os furtos nos CMEIs e pediu continuidade na tramitação do seu projeto que prevê a presença da Guarda Municipal, 24 horas por dia, em caráter de revezamento, (005.00016.2014) junto a escolas e creches.