Notas de Plenário - Sessão ordinária de 4 de junho

por Assessoria Comunicação publicado 04/06/2014 13h10, última modificação 24/09/2021 10h01

LDO 2015 I
A sessão desta quarta-feira (4) foi a última, de três consecutivas, para a apresentação de emendas ao projeto da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) de 2015. A LDO é uma etapa preliminar para a elaboração do orçamento municipal, pois define as metas e compromissos que nortearão a Lei Orçamentária Anual (LOA). (Foto 1)

LDO 2015 II
A LDO prevê, para o ano que vem, um orçamento de R$ 8,4 bilhões. A votação em plenário está prevista para acontecer até o dia 25 de junho. Qualquer cidadão pode consultar o projeto na internet. Para acessá-lo, bastar entrar no site da Câmara de Curitiba e clicar no banner “atividade legislativa”. Depois da autenticação eletrônica, é só digitar o código 013.00003.2014 no campo “busca rápida”.

Lançamento
Em registro, Serginho do Posto (PSDB) comunicou que participou, nesta terça-feira (3), do lançamento do livro “2,99”, do escritor Márcio Renato dos Santos. “Ele foi um dos escritores selecionados para lançarem livros em uma das cidades-sede da Copa do Mundo. É curitibano e merece nosso respeito e apreço”, frisou.

Pinheirinho
Tico Kuzma (PROS) informou aos vereadores que, nesta terça-feira (3), o Tribunal de Justiça do Estado do Paraná (TJPR) inaugurou o Fórum Descentralizado do Pinheirinho. Localizada na Avenida Winston Churchill, 2471, a unidade deverá facilitar o acesso à Justiça para cerca de 200 mil pessoas, moradores dos bairros Capão Raso, Pinheirinho, Campo do Santana, Tatuquara e Caximba. (Foto 2)
 
Presidência
O vereador Bruno Pessuti (PSC) registrou que o paranaense Antônio César Bochenek vai assumir a presidência da Associação dos Juízes Federais do Brasil (Ajufe). Natural de Ponta Grossa, ele atua como juiz federal desde 2000 e é professor da Escola da Magistratura Federal do Paraná. A posse acontece nesta quarta-feira (4), no Clube Naval de Brasília (DF).

Jornalistas
Professora Josete (PT) participou do movimento #JornalistasMobilizados, em apoio à campanha salarial da categoria contra o piso diferenciado no estado. Promovida pelo Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Paraná (Sindijor-PR), a ação aconteceu nesta terça-feira (3) em todo o estado. Jornalistas de várias cidade paralisaram suas atividades, por cinco minutos, às 10 horas e às 17 horas. (Foto 3)

Inaugurações I
Jorge Bernardi (PDT) registrou a inauguração de um trecho de 1,7 km da Linha Verde Sul, no último sábado (31). “Quero destacar a eficiência da administração pública. Nos últimos meses, ela engrenou.” Também falou sobre a entrega de outras obras para a Copa do Mundo: “Estão no tempo correto. Tudo vai correr bem durante o Mundial”. (Foto 4)

Inaugurações II
Já Chico do Uberaba (PMN) retomou às críticas à revitalização da avenida das Torres e à construção do viaduto estaiado. “Quando acabar a Copa, estas obras precisarão ser revistas”, disse. Segundo o vereador, não foi planejado o escoamento sob o viaduto, dentre outros problemas. O líder do prefeito, Pedro Paulo (PT), afirmou que a gestão do prefeito Gustavo Fruet “não podia voltar atrás” do Mundial e precisou cumprir os contratos previamente assinados. Ele também atribuiu os atrasos à administração anterior, pela paralisação de algumas obras. (Foto 5)

Pauta
Dirceu Moreira (PSL) pediu à Mesa Diretora e ao líder do prefeito, Pedro Paulo (PT), que projetos de lei de sua autoria que já encerram o trâmite pelas comissões sigam à votação pelo plenário. “Tenho nove proposições prontas para a inclusão na pauta (ordem do dia)”, disse. (Foto 6)

Moção de apoio
A Câmara Municipal aprovou moção de apoio, a ser encaminhada à presidente Dilma Rousseff, para a sanção do projeto que qualifica o trabalho com motocicleta como “atividade perigosa”. A proposta da moção foi apresentada pelo vereador Cacá Pereira (PSDC), com o objetivo de que a alteração seja incluída na Consolidação das Leis do Trabalho (CLT). De acordo com Pereira, com a aprovação da norma, o motofretista passaria a ter direito a adicional de 30% sobre o salário.

Pracinhas
Jorge Bernardi (PDT) registrou os 70 anos da partida dos pracinhas brasileiros à Itália, para a 2ª Guerra Mundial e, diante do presidente do Instituto Municipal do Turismo, Paulo Colnaghi (participou da Tribuna Livre), pediu atenção do poder público à área do Museu do Expedicionário, no Alto da XV.