Notas de Plenário - Sessão ordinária de 3 de junho

por Assessoria Comunicação publicado 03/06/2014 13h10, última modificação 24/09/2021 09h59

Zoneamento
Pedido de informações de Felipe Braga Côrtes (PSDB) questiona a Prefeitura de Curitiba sobre o andamento do processo de mudança de zoneamento nas regiões das vilas Acrópole e Parque Nacional, no Cajuru. O vereador justifica que a Companhia de Habitação Popular de Curitiba (Cohab) deu início às obras de urbanização da ocupação irregular, o que demanda a alteração.

Verba publicitária
Rogério Campos (PSC) apresentou pedido de informações à Prefeitura de Curitiba sobre a destinação de verba publicitária aos jornais de bairro. Caso haja a previsão orçamentária, ele indaga o Executivo quanto os critérios para a escolha dos meios de comunicação, valores recebidos, origem da receita e publicações contempladas.

LDO 2015
A sessão de hoje foi a segunda, de três consecutivas, para a apresentação de emendas ao projeto da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) de 2015 (013.00003.2014). A LDO é uma etapa preliminar para a elaboração do orçamento municipal, pois define as metas e compromissos que nortearão a Lei Orçamentária Anual (LOA). O texto prevê para o ano que vem um orçamento de R$ 8,4 bilhões.

Guarda Municipal
O líder do prefeito, Pedro Paulo (PT), destacou a leitura do projeto de lei do Executivo que institui o plano de carreira dos guardas municipais (005.00137.2014). “Este plenário é o coração do parlamento. É onde tudo deságua. O projeto tramita oficialmente. Ele está na Casa. Tenho convicção de que os 38 vereadores vão apoiar a iniciativa, para atender os anseios da corporação”, complementou o presidente da Câmara de Curitiba, Paulo Salamuni (PV). (Foto 1)

Seminário
Pier Petruzziello (PTB) registrou sua participação no Seminário “Turismo Acessível: uma cidade hospitaleira para todos” na manhã desta terça. O evento foi uma iniciativa da Secretaria Especial dos Direitos da Pessoa com Deficiência, em parceria com o Instituto Municipal de Turismo (IMT). “O assunto está em pauta, devido à Copa do Mundo de 2014. Ele está sendo discutido em todo o mundo”, destacou.

Caximba
No pequeno expediente, Mestre Pop (PSC) informou aos pares sobre audiência pública da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SMMA), realizada na última sexta-feira (30) na região do Caximba. Na ocasião, foi apresentado o projeto de implantação do parque Refúgio dos Bugios. “O encontro reuniu cerca de 500 moradores. Nós, representantes do povo, temos que ter esse contato com a população. Temos a responsabilidade e a obrigação de atender a altura”, salientou. (Foto 2)

Geólogos I
O diretor-presidente da Mineropar (Serviço Geológico do Paraná), José Antonio Zem, esteve no Palácio Rio Branco para pedir apoio da Casa ao projeto que coloca a carreira de geólogo no mesmo “status” de outras do ramo da engenharia no serviço público municipal (005.00089.2014). “Espero que se preveja a possibilidade de ampliar o quadro, dentro do plano de cargos e salários. Essa Casa tem sensibilidade”.  (Foto 3)

Geólogos II
Ainda nesta terça, representantes da Prefeitura de Curitiba e das categorias que compõem o quadro de cargos de engenharia do município discutem a iniciativa. A reunião extraordinária será conjunta, entre as comissões de Serviço Público; Economia, Finanças e Fiscalização; Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável; e de Urbanismo e Obras Públicas, na sala da Presidência, às 15 horas.

Votações I
Foi aprovado em segundo turno, na sessão desta terça-feira (3), projeto de lei que torna obrigatória a publicação, no site da Câmara Municipal, o resultado das votações realizadas em plenário (004.00003.2014). Apresentada primeiramente pelo vereador Valdemir Soares (PRB), foi reapresentado pela Comissão Executiva, devido à competência da matéria. A proposição também determina o detalhamento do voto nominal, se o vereador foi favorável, contrário, se absteve ou não participou do processo.

Votações II
Durante o segundo turno, foi votada também uma emenda, sugerida pelo vereador Tico Kuzma (PROS), para que a votação simbólica fosse incluída na norma. “É uma sequência de atos de transparência nessa Casa”, acrescentou Valdemir Soares, na tribuna. (Foto 4)

Utilidade Pública
Foi aprovada, em primeiro turno, a proposição da vereadora Dona Lourdes (PSB), que declara de utilidade pública o Grupo Escoteiro Dom Orione – 112 PR (014.00032.2013).

Cidadania honorária
O plenário da Câmara Municipal aprovou, em primeiro turno, o título de cidadão honorário a Enio José Coimbra de Carvalho (006.00004.2014). A proposta, apresentada pelo vereador Helio Wirbiski (PPS), homenageia o cidadão nascido em Porto Alegre (RS) e que se mudou para Curitiba em 1972, onde desenvolve projetos culturais e artísticos para jovens e adultos.

Tecnologia I
O vereador Felipe Braga Côrtes (PSDB), a pedido do secretário municipal de Tecnologia da Informação, Paulo Miranda, recebeu participantes do projeto Hackathon Curitiba. Na competição, estudantes da área disputaram a maratona na área de programação focada em aplicativos para a cidade. O evento durou 32 horas, em que o objetivo era desenvolver o empreendedorismo e a inovação. “Isso foi inédito em Curitiba e o próximo evento será no mês de agosto. Esperamos que estes aplicativos sejam utilizados em breve”, declarou Braga Côrtes. (Foto 5)

Tecnologia II
Durante a sessão, as três equipes vencedoras da maratona receberam uma homenagem da Câmara Municipal. Dentre os protótipos ganhadores, estão os temas Mobilidade Urbana, Saúde Pública e Cidadania. O evento, realizado na Universidade Positivo (UP), foi organizado pela Prefeitura de Curitiba, em parceria com a UP, Pontifícia Universidade Católica (PUC-PR) e Sebrae-PR. (Foto 6)

Registros
O vereador Tico Kuzma (PROS) registrou a presença do professor Hugo Vieira Neto, coordenador do curso de Engenharia da Computação da UTFPR. A visita das lideranças locais, Carlos Mori e Paulinho do Capão da Imbuia, foi anunciada por Chico do Uberaba (PMN). O vereador Cristiano Santos (PV) também registrou a presença de alunos do Colégio Estadual Barão do Serro Azul.

Segurança Pública
O vereador Pedro Paulo lamentou em plenário o incidente com um guarda municipal, que foi baleado, em frente a uma escola, no bairro Pinheirinho. “Isso destaca a fragilidade da nossa segurança na cidade”, comentou Pedro Paulo. Para Rogério Campos, é necessário “valorizar os guardas”, assim como outras categorias que têm sido desprestigiadas ao longo do tempo.

Júlia da Costa
O produtor musical Orli Carrara esteve na Câmara Municipal pedindo o apoio dos parlamentares para divulgação da peça teatral “Flores Dispersas – Fragmentos da Vida e Obra da poetisa Júlia da Costa”. O espetáculo será apresentado entre os dias 5 e 15 de junho, no Teatro José Maria Santos (Teatro Guaíra). “Precisamos mobilizar a população para que estas apresentações não sejam em vão, e que a Júlia da Costa não seja lembrada apenas como nome de rua”, frisou Carrara. (Foto 7)