Notas de Plenário - Sessão Ordinária de 28 de agosto

por Assessoria Comunicação publicado 28/08/2013 15h10, última modificação 17/09/2021 10h21
Segundo turno I
Foram aprovados em segundo turno, nesta quarta-feira, três projetos de lei. A obrigatoriedade de laudo técnico para equipamentos de diversão mantidos em restaurantes, mercados e shoppings, por exemplo, está na lista. A iniciativa é do vereador Tico Kuzma (PSB), seguindo uma linha de trabalho iniciada com a regulamentação dos brinquedos infláveis.

Segundo turno II
Também foi confirmado que um Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) receberá o nome da jornalista Juril Carnasciali, falecida em 2012. A proposição é da vereadora Julieta Reis (DEM) e a escola ficará no Tatuquara (Estrada Delegado Bruno de Almeida, nº 4.034). Juril trabalhou durante 50 anos no jornal Gazeta do Povo e tinha 91 anos quando faleceu.

Mando político I
O vereador Dirceu Moreira (PSL) usou a Tribuna para reclamar do cerimonial de duas inaugurações realizadas pela prefeitura na terça-feira: um Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) nas Moradias Arroio e uma cancha coberta na Escola Municipal Otto Bracarense da Costa, ambas na Cidade Industrial de Curitiba. Ele exigiu o direito de representar a Câmara Municipal, pois teria o “mando político” da região. (Foto 1)

Mando político II
“A inauguração era no quintal da minha casa, a 20 metros do meu escritório politico”, contextualizou Moreira, informando que ele foi o segundo vereador mais votado na região, atrás do parlamentar Toninho de Farmácia (PP). O mando político, no entendimento de Dirceu, é a prerrogativa dos mais votados terem destaque nas atividades públicas realizadas na região dos votos.

Duas passarelas
O vereador Jairo Marcelino (PDT) anunciou que vai propor a colocação de duas passarelas no centro de Curitiba: uma ligando a Praça Eufrásio Correia ao Shopping Estação e outra unindo a Rodoferroviária de Curitiba e o Mercado Municipal. “Estão acontecendo muitos acidentes na canaleta do expresso e isso poderia reduzir esse índice”, pontuou Jairo.

Pedidos de informação
Aldemir Manfron (PP) solicitou informações à prefeitura de Curitiba sobre instalação inacabada de Academias ao Ar Livre no Tatuquara. Tito Zeglin (PDT) quer saber a relação de funcionários da Administração Regional de Santa Felicidade. Já o vereador Cristiano Santos pergunta ao Executivo se é possível interligar sistema GPS nos ônibus com o sistema de controle de tráfego da Urbs. Todos podem ser consultados no Sistema de Proposições Legislativas (SPL).

Conferências
No final da sessão, a Professora Josete (PT) apresentou um rápido balanço sobre a participação dela na Conferência Estadual das Cidades, da Educação, da Economia Solidária e do Meio Ambiente. Nesta, ela destacou o esforço legislativo para reconhecer os catadores de materiais recicláveis como “agentes ambientais”.

Lançamento
A fotógrafa Vilma Slomp esteve no plenário, nesta quarta-feira (28), para convidar os vereadores para o lançamento livro “Curitiba Central”. O evento, ocorrerá no próximo sábado (31), de 11 às 17h, no bairro Mercês. “Todos que fazem isso registram a memória de Curitiba. É uma visão que pessoas comuns, muitas vezes não têm dos locais por onde passam”, destacou o presidente do Legislativo, Paulo Salamuni (PV), em agradecimento ao convite. (Foto 2)

CPI do Transporte
O presidente da CPI do Transporte na Câmara de Curitiba comunicou à Casa que nesta  quinta-feira (29), às 9h, os membros do colegiado farão uma diligência na sede da Urbanização de Curitiba (Urbs). A diligência já foi comunicada, oficialmente, ao presidente da Urbs, Roberto Gregório da Silva Junior, e poderá ser acompanhada pela imprensa. (Foto 3)

“Buraqueira”
Durante a votação dos requerimentos, o vereador Geovane Fernandes pediu mais atenção da prefeitura de Curitiba para a “buraqueira” no Hauer, Xaxim e Boqueirão. O vereador é autor de sugestões ao Executivo, acatadas em plenário, para incluir na Lei Orçamentária Anual a revitalização de ruas da região. Hoje, Paulo Rink (PPS) também solicitou a construção de uma Praça de Esporte no Campo Comprido.